Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA│Biblioteca Patativa do Assaré celebra neste mês o 18º aniversário. Veja programação!

Publicado

em

Setembro é mês de aniversário da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí que completa 18 anos de fundação. Em alusão as comemorações uma rica programação foi preparada para celebrar o décimo oitavo aniversário.

As atividades que marcam o décimo oitavo aniversário serão realizadas pela Prefeitura de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceira com a Sociedade Amigos da Biblioteca e inciam nesta sexta-feira, 06 de setembro, celebrando também o Dia Estadual da Consciência Negra. Com tema “Somos Todos Esperança Garcia”, às 13h, terá início a quarta e última etapa culminando o 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA. No decorrer da tarde entre as 14h e 16h30 serão realizadas oficinas sobre Identidade Negra.

No início da noite, às 18h, na 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos serão exibidos dois filmes: o documentário A Espera e logo em seguida a exibição do curta-metragem Esperança que retrata a chegada de Esperança Garcia no Brasil, produzido pela timonense Carmen Kemoly. Após a exibição dos filmes haverá debate mediado pela advogada Núbia Rocha.

No decorrer da noite, às 20h, a noite Afro Cultural e Desfile de Beleza Negra que será realizado no calçadão em frente a Prefeitura.

Entre os dias 09 e 13 será aberto espaço de visitações para as escolas situadas no município, tanto da rede municipal quanto estadual e também de escolas de cidades da região. Nos dias destinados para visitas de alunos e escolas serão exibidos filmes que obedecem a classificação indicativa.

Publicidade

No dia 19, às 19h, haverá apresentação do grupo AJA e logo em seguida palestra com tema “Mulheres na luta pela superação das desigualdades” que será ministrada pela sindicalista Sandra Leal. Após a palestra será promovido um bate-papo literário reunindo vários poetas como: Pedro Munhoz, Samuel Nascimento, Honorato Lima, Regivalda Sousa e Ilza Bezerra. O bate-papo será mediado pela professora Marli Veloso.

No dia 26 de setembro, às 19h, será realizada a Noite Cultural: Viva a Biblioteca Patativa do Assaré. Dentro da programação haverá apresentação do gupo AJA – Teatro e Dança; as participações da mini orquestra sanfônica Padim Oscar; do grupo Flor do Sertão; do grupo de Aeróbica com a presença de vários artistas da música e literatura como: Jailson Leal, João Moura, o cordelista e neto de Patativa do Assaré Daniel Gonçalves e Beto Sousa. Ao final haverá show com Robson Rocha.

Fundada em 28 de setembro de 2001, a Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura. Foi criada com a missão de contribuir com a formação de leitores críticos e sujeitos de sua própria história como instrumento de democratização e acesso ao livro, leitura e literatura. O nome da biblioteca é uma homenagem ao poeta Antônio Gonçalves da Silva, conhecido popularmente como Patativa do Assaré.

O espaço possui um acervo de mais de 12 mil livros, revistas, história em quadrinhos, cordéis, audiolivros e DVDs, consolidando-se  como um espaço de aprendizagem com leitura, troca de ideias e interação entre os frequentadores. A biblioteca recebe cerca de 800 visitantes ao mês, formado um público de diferente faixas etárias como crianças, adolescentes e adultos.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS