Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA │Conselho Municipal de Educação empossa membros e elege nova diretoria

Publicado

em

Foram empossados os novos membros da diretoria do Conselho Municipal de Educação (CME) de Vila Nova do Piauí-PI, para o biênio 2021-2023. O ato de posse ocorreu nesta última quarta-feira (24/11) na sala dos Conselhos Municipais, sob mediação da coordenadora dos Conselhos, Jaiane Leal.

Para dar início à reunião, a atual presidente do CME, Marlene Hosana de Jesus Brito, deu as boas vindas a todos os presentes, falou do objetivo da reunião e apresentou para todas as indicações feitas pelos diversos segmentos da sociedade para fazer parte do Conselho Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí, biênio 2021/2023.

Na sua fala a presidente do Conselho, Marlene Hosana, ainda falou a respeito das atribuições e funções do Conselho Municipal de Educação, afirmou que os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da Educação municipal e destacou cinco funções do órgão:

  • Normatizar: elaborar as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário.
  • Deliberar: autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino.
  • Legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino.
  • Assessorar: responder aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade. As respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres.
  • Fiscalizar: acompanhar a execução das políticas públicas e monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.

Na oportunidade, aconteceu de forma democrática a escolha do presidente, vice-presidente e secretária do referido conselho para o biênio 2022/2023, foram eleitos por unanimidade os seguintes membros para compor a nova diretoria do CME de Vila Nova do Piauí-PI. Presidente: Welhitom Florentino Leal; vice-presidente, Maria Lúcia de Sousa Pereira e como secretária, Josele de Carvalho Silva.

Além das peças chave, também farão parte do conselho: Edinete Maria de Brito; Daliete Maria da Luz; Jose Irismar Bento Leal; Gilberto Jose de Brito e Evinha Terezinha de Jesus Lima (Poder Público Municipal); Maria Imaculada Leal Sousa e Leomária Leal Sousa (Conselho Tutelar); Alicinete Maria Bezerra; Anísia Elvira da Rocha Silva e Clenilda Maria de Araújo (Pais de Alunos); Isabel Balbina de Brito e Verônica Leal Bento (Educação Infantil); Maria Cândida de Jesus Pereira; Genecina Francisca da Silva; Josefa Joana de Sousa (professores do Ensino Fundamental); Edite Ana da Silva e Maria das Graças de Araújo Luz Tomaz (Comunidade da Área Educacional).  

Para finalizar sua fala a Srª Marlene Hosana de Jesus Brito, agradeceu a todos os envolvidos na Educação Municipal pelo apoio durante esses 04 (quatro) anos que esteve como presidente deste conselho, inclusive a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva. “Parceira e colaboradora nas ações do CME”, disse.

Agradeceu a todos os conselheiros pelo apoio e colaboração e a coordenadora dos Conselhos Municipais pelo belíssimo trabalho realizado junto aos conselhos municipais.

Em seguida o novo presidente, Welhitom Florentino Leal, agradeceu a todos pela confiança nele depositada para presidir este conselho por um período de dois anos, prometeu dar o melhor de si de acordo com as suas possibilidades.

Estiveram presentes na reunião, a secretária Municipal de Educação, Antônia Mara de Alencar Silva e a coordenadora dos Conselhos Municipais, Jaiane Leal.

Por fim, o prefeito Edilson Brito emitiu o Decreto nº 040/2021, que será publicado no Diário Oficial dos Municípios, nomeando os novos membros para compor o Conselho Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí-PI, biênio 2021/2023.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS