Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | 1ª Passeata Ecológica é realizada na escola Zacarias Manoel da Silva

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (08), foi realizada no povoado São João Batista em Vila Nova do Piauí, a 1ª Passeata Ecológica da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva. A ação foi planejada pela direção, coordenação e toda equipe da escola com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação.

A atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente que é marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A data visa a proteção e preservação dos recursos naturais.

A diretora da escola, Luzia Francisca, explica que os profissionais da educação dedicaram uma semana de debates com os alunos sobre a temática. “Nós planejamos trabalhar 10 temas dentro deste assunto que foi dividido entre todas as turmas da escola. Nós passamos a semana discutindo temas relacionados ao meio ambiente tendo um professor à frente de cada tema”.    

Conforme informou a diretora, o 1° ano trabalhou o tema “uma vida no planeta” com a professora Daniele de Moura. O 2º e 3º ano ficaram com “ambiente e saúde” com os professores Gilmar Silva e Elisvalda. O 4º ano debateu a “poluição” com o professor Pacoal Brito.

O 5° ano discutiu “lixos recicláveis” com o professor Washinton Brito. O 6º ano estudou sobre o “desmatamento” com a professora Francisca Agrícola. O 7º ano trabalhou a temática “recursos naturais” com a professora Alice Júlia. O 8° ano debateu “mudanças climáticas” com o professor Gilmar Silva. E o 9° ano discutiu o “desenvolvimento sustentável” com o professor Cleiton Barros.

A educação infantil também foi envolvida no projeto com o tema “O planeta Terra, um planeta saudável”, que foi ministrado pelas professoras Socorro e Lucimar.

A passeata:

Após o aporte teórico, a culminância da Semana de Meio Ambiente se deu com a passeata. O percurso aconteceu em volta de todo o povoado São João Batista.

“A passeata foi uma simbologia de conscientização à população para que todos possam respeitar o meio ambiente e adotar alguns hábitos como a reciclagem, plantar uma árvore e dispensar corretamente o lixo”, destacou Luzia Francisca.

Publicidade

A coordenadora da escola, Ana Maria participou da passeata e fez o uso da fala. “Através do Dia Mundial do Meio Ambiente a gente trabalhou a Semana do Meio Ambiente e utilizamos estes temas que são de fundamental importância. Nós devemos ter um pouco de consciência no que diz respeito ao meio ambiente porque precisamos de um planeta saudável”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG_0581.jpg

A coordenadora Marciana Brito também fez o uso da fala. “Este é um momento ímpar onde nós estamos com o mesmo objetivo, que é de nos conscientizarmos em não poluir, em não sujar a sala de aula e isso precisa ser feito todos os dias. Hoje nós tiramos este momento para intensificar esta discussão, mas precisamos fazer todos os dias”.

Em entrevista ao Cidades na Net, o professor Washinton Brito relatou sua experiência com as ações da Semana do Meio a Ambiente. “Aos meus alunos expliquei que cuidar do meio ambiente é cuidar da sala de aula em que eles estão, é cuidar de sua casa. Respeitar os colegas também é cuidar do meio ambiente em que eles vivem porque o meio ambiente não se resume apenas às questões da natureza”.

Confira mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS