Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Biblioteca Patativa do Assaré comemora 21 anos com forró e viola

Publicado

em

Foi celebrado na noite desta quarta-feira (28), os 21 anos da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, localizada em Vila Nova do Piauí. Este ano, o evento de comemoração aconteceu no Ponto de Cultura e trouxe à tona a cultura do forró de viola com várias apresentações culturais.

A princípio a mesa de honra foi formada com as presenças do secretário de cultura Miqueias Carvalho, da coordenadora da biblioteca, Taynara Oliveira; dos poetas do município de Assaré, Sérgio Batista e Normando do Acordeon; da professora Socorro Eremita (representando a Orquesta Sanfônica Padim Oscar) e dos poetas e violeiros, Edvaldo Araújo e Manoel Silva.

Ao fazer o uso da fala, a coordenadora da biblioteca falou da felicidade em estar comemorando os 21 anos da instiuição “Mais um ano e eu fico muito feliz em ver tanta gente aqui comemorando conosco o 21° aniversário da biblioteca. Quero dizer que a gente sempre inicia o aniversário com a biblioteca aberta para as visitações, então este mês a gente teve a participação de todas as escolas com a visita dos alunos. Então, é um momento de alegria e espero que todos curtam”, finalizou Taynara Oliveira.

Já o secretário de cultura destacou a importância da biblioteca para o município. “É motivo de muita alegria estar aqui comemorando o 21° aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré, que é uma instituição muito importante para o município, pois, está há 21 anos ajudando a construir o saber dos nossos alunos e da população em geral. Quero agradecer a presença de todos e vamos curtir a festa”, disse Miqueias Carvalho.

Passado o momento de falas, foram iniciadas as apresentações culturais. As atrações da noite foram: os grupos Aja Mirim e Aja Adolescentes (da monitora Thalia Oliveira), o grupo de Aeróbica Mulher Rendeira (da monitora Thalia Oliveira), o poeta Daniel Gonçalves, o poeta e violeiro Edvaldo Araújo, o poeta e violeiro Manoel Silva e o poeta Sérgio Batista.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_7775.jpg

Durante sua apresentação, Daniel parabenizou Vila Nova por ter a Biblioteca Patativa do Assaré, ressaltando que para um município de pequeno porte, é algo muito significativo.

“Essa é a terceira vez que eu venho à cidade de vocês e me sinto muito orgulhoso, quero parabenizar a cidade por ter a biblioteca, porque a minha cidade tem 24 mil habitentes, mas não tem uma Biblioteca Patativa do Assaré, e aqui com menos de 3 mil habitantes tem, isso mostra que vocês têm mais esforço que a gente”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_7773.jpg

Ao fim de cada apresentação foram entregues troféus de participação aos artistas. O secretário Miqueias e a coordenadora Taynara também receberam.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_7762.jpg

Os secretários, Adelino Oliveira (Meio Ambiente), Antonia Maria (Educação), Kátia Leila (Saúde) e Erivan Brito (Governo) marcaram presença prestigiando o evento.

Sobre os artistas:

Poeta Daniel é neto do grande poeta Patativa, foi através do avô que despertou o encanto pela poesia. Começou a escrever quando criança, porém, só na idade adulta passou a viver exclusivamente da poesia. Ele garante que o nome do avô lhe abriu muitas portas.

Normando do Acordeon é natural de Assaré e filho de agricultores. Começou a tirar as primeiras notas ainda criança, na adolescência já sabia que iria viver unicamente da arte. Passou por diversas bandas, estando por mais tempo na banda Caninana do Forró.
Decidiu seguir carreira solo e atualmente é um dos maiores sanfoneiros do Cariri.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_7818.jpg

Sérgio Batista é filho do grande repentista, Cícero Batista, e desde jovem encantou-se pelo som da viola. Na adolescência, seguiu com alguns ponteios, já na idade adulta, começou a fazer cantorias. Atualmente é um dos maiores cancioneiros da região do Cariri, marcado pelo som da viola e improviso.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS