Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Biblioteca Patativa do Assaré comemora 22 anos valorizando artistas da terra; veja como foi

Publicado

em

Foi celebrado na noite desta quarta-feira (28), o aniversário de 22 anos da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, localizada em Vila Nova do Piauí. O evento ocorreu em frente à biblioteca e contou com uma exposição de obras de artistas locais, bem como homenagens aos poetas.

A Biblioteca Municipal, considerada um importante centro cultural da região, atraindo moradores e visitantes da cidade. O local se tornou ponto de encontro para os amantes da literatura e das artes, proporcionando acesso à cultura e conhecimento para a comunidade. Logo, todos os anos reúne admiradores para celebrar sua historia.

A programação teve início com uma breve apresentação do cantor Jailson.

Logo em seguida, as autoridades presentes foram chamadas para compor a mesa de honra, entre elas o prefeito Belim, o ex-prefeito e secretário de Assistência Social Edilson, a secretária de Cultura, Cicera Geovania, a secretária de Saúde Katia Leila, o secretário de Educação, Flávio Sousa, o presidente da Câmara Deijano, os vereadores Gilberto, Irmã Eliésia, Dorgy Lima e Gilberto Leal, a professora e coordenadora do PPAIC, Jasmira Leal, assim como artistas culturais e populares.

Durante o evento, a equipe da Biblioteca também foi lembrada pelo trabalho prestado e pela organização do evento. A equipe é composta pelo coordenador Thallys, Janete, Paulo, Josineide, Aline Ferreira, Mateus, Zeneide, Thalia, Karine e Juciele.

Após as menções, foram iniciadas as apresentações culturais. As atrações da noite foram os grupos Aja Mirim e Aja Adolescentes, a peça teatral “O doutor e o menino Sabido”, a poetisa Beatriz Luz homenageando a Biblioteca e o recital de poesia com alunas da Escola Sabino Gomes, sendo elas, Estela, Ellen, Ises e Andressa.

O prefeito Belim agradeceu a todos os presentes e em especial à secretaria de Cultura, Cicera Geovania, pelo seu trabalho.

“Eu gostaria de expressar meu sincero agradecimento em nome da Geovania, uma talentosa artista, pelas maravilhosas ornamentações que ela faz, sua arte é verdadeiramente pura e estou imensamente feliz por termos tantos artistas talentosos em nossa cidade, mesmo sendo Vila Nova uma cidade pequena. Acredito que tenhamos batido um recorde no Piauí, com tantos artistas em proporção à nossa população. Quero agradecer a todos os presentes por estarem aqui e também quero ressaltar que a gestão Novo Tempo está de portas abertas para incentivar e apoiar a arte e a cultura de todas as formas possíveis, infelizmente, nossa festa não pôde ser totalmente realizada devido a um trágico acidente, mas tenho uma ótima notícia para compartilhar. Durante minha conversa com o governador, apresentei um pedido de conclusão do auditório e do centro cultural, com muita esperança, teremos em breve um espaço adequado para a biblioteca Patativa do Assaré, o Governo mostrou interesse e estão analisando o assunto, então, com a graça de Deus, teremos não apenas um acervo de livros, mas também aumentaremos nossa coleção”, enfatizou.

A secretária de Cultura, Cicera Geovania, ressaltou a importância de valorizar todas as formas de cultura e o papel da biblioteca em promover o conhecimento.

Publicidade

“A gestão Novo Tempo, representada pelo prefeito Manoel Bernardo, tem imenso prazer e orgulho em recebê-los aqui hoje, reconhecemos e valorizamos profundamente o trabalho e talento de cada um de vocês. Reconhecer a cultura é reconhecer o talento, e nós temos a sorte de ter uma cidade tão pequena em tamanho, mas tão rica em conhecimento, nossa biblioteca está comemorando seus 22 anos e estamos extremamente orgulhosos disso, através dela, podemos mostrar às crianças e adolescentes um mundo positivo e diferenciado, o mundo do conhecimento. E o conhecimento é a maior riqueza que podemos oferecer, através da leitura e da arte da música, neste momento em que vivemos, é essencial conectar todos os tipos de arte e valorizá-los”, destacou.

Na oportunidade, a secretária também destacou que repassar a cultura de geração em geração é um desafio, porém, o poder público tem trabalhado para que isso aconteça com a contribuição de todos.

O ex-prefeito e secretário de Assistência Social, Edilson, parabenizou todos os presentes pelo talento e habilidades artísticas culturais e culinárias.

“Gostaria de parabenizar, em nome da gestão, todos os presentes aqui que mostraram seus talentos e habilidades artísticas, culturais e culinárias. Todos estão de parabéns, desde aqueles que trabalham com comida até os poetas, cantores e professores. Quando foi necessário abrir a biblioteca, muitos de nós nos envolvemos e mostramos o quão representada é a cultura nordestina e de Vila Nova. Não temos apenas um grupo de reisado, mas vários grupos que se apresentam aqui no nosso município durante os meses de dezembro e janeiro, exibindo seu talento e mostrando a grandeza e a beleza do reisado nordestino. Agradeço especialmente à professora Ivanilda e ao professor Gilberto, assim como ao poeta José Borges, que representa muito bem nossa cidade de Vila Nova,” disse.

Edilson destacou também o apoio contínuo da gestão à secretaria de Cultura e recitou um verso do poeta Patativa do Assaré, “Sou filho da mata, cantô da mão grossa, trabaio na roça de inverno e de estio, a minha chupando a era para de Barro, só fumo cigarro de paia milho”.

Certificação dos artistas

Publicidade

Os artistas presentes, que foram beneficiados pela lei Paulo Gustavo, foram certificados pelo seu talento artístico e receberam uma medalha como reconhecimento das autoridades presentes.

Entre os artistas homenageados estavam os poetas Apolônio Leal, Jhonatas Luz, Lindomar Leal, José Borges, Gilberto Brito, Wimar Leal, Maurício Delfino e Luan Lucas. As artesãs de crochê Daniela Leal, Irani Leal, Faustina, Osmana, Geseneuda, Irena Maria e Francinete Brito também receberam a homenagem, assim como as artesãs de flores Ester Sousa, Raimunda e Joventina Carvalho, bem como as artesãs Mardene e Maria Anísia. Reisados de Luiz e Luiz Zé Felix, a artesã de macramê Genislândia Alencar, a cozinheira regional Josefina. Os músicos Joelson Leal, Marciano Natalino, Franco Leal, Sebastião, Heldys, Jacob Rocha, Edivaldo Araújo, Delmario, Hicullys Nelmo, Jelder e Silvânio e outros artistas da música, como sanfoneiros, dançarinos e professores também estiveram presentes.

Essa homenagem foi muito importante para que os artistas se sintam valorizados, como expressou Jucineide.

“Agradeço imensamente a Deus por esta oportunidade, meu trabalho consiste na criação de vasos, que para mim também é um momento terapêutico, além disso, é uma excelente fonte de renda. Eu amo o que faço e fiquei extremamente feliz com essa homenagem, sentimo-nos muito valorizados pela prefeitura e também pela comunidade e também é uma excelente forma de divulgar o nosso trabalho”, falou.

Após a entrega das lembrancinhas aos agentes culturais, não poderia faltar a celebração dos parabéns, que foi entoado pelo cantor Jailson em um coro emocionante com todos os presentes, encerrando o evento de forma memorável. Assim, com uma história de 22 anos, a Biblioteca Municipal Patativa do Assaré se consolidou como um precioso patrimônio de Vila Nova.

Aqueles que não puderam comparecer ao evento podem assistir à live disponível. Veja:

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile