Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Câmara e Sebrae realizam palestra sobre o Agronordeste, destaca a capacitação dos criadores

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou nesta terça-feira (05) uma palestra sobre o projeto Agronordeste, em parceria com o Sebrae. O evento foi realizado na própria Câmara e teve como público-alvo os criadores em geral, apicultores e produtores de caju.

Dentre os presentes estavam o presidente da câmara, Deijano Lima, os vereadores Irmã Eliésia e Dorgy Lima, o assessor jurídico da Câmara, Felipe Rocha, o ex-prefeito Arinaldo Leal, os consultores do Sebrae, o veterinário Joaquim Bezerra, a consultora na fruticultura Hanna Leal, a consultora responsável pela caprinocultura Claudecia Leite, a engenheira agrônoma Renata Carla, a técnica em agronomia do município, Ambrosa Leal, além de criadores locais.

Durante o evento, os presentes puderam compartilhar experiências, tirar dúvidas e conhecer mais sobre o projeto Agronordeste. Após a palestra informativa, todos os participantes puderam desfrutar de um coffee break.

Agronordeste

O projeto Agronordeste tem como objetivo apoiar, capacitar e ampliar a eficiência produtiva e o desenvolvimento comercial dos pequenos produtores do Nordeste, visando o desenvolvimento econômico da região.

Atuando nas cadeias de caprinocultura, leite e derivados, horticultura, fruticultura, apicultura, agricultura e piscicultura, valorizando produtos locais e buscando a sustentabilidade ambiental em todas as etapas do processo.

Publicidade

O veterinário e consultor, Joaquim Bezerra destacou outro serviço oferecido.

“Nós também oferecemos serviços de inseminação, e aqueles que desejam melhorar e produzir de forma mais eficiente têm a oportunidade de contar com o apoio do Sebrae, mesmo para aqueles com recursos financeiros limitados, o Sebrae cobre 70% dos custos e ainda proporciona treinamentos e capacitação. Estamos aqui para ajudar e disponíveis para apoiar todos vocês na cidade de Vila Nova”, falou.

O AgroNordeste funciona por meio de encontros mensais presenciais, em que os participantes são divididos em grupos de acordo com as respectivas cadeias produtivas, além de oferecer atendimento através do WhatsApp.

Falas

Durante as falas, a consultora Hanna Leal destacou a importância da participação dos criadores para o repasse de informações.

“O programa oferece inúmeros benefícios, mas a participação ativa dos criadores é essencial para que as informações sejam repassadas corretamente. Por isso, disponibilizamos capacitações e oficinas, onde trabalhamos especialmente o desenvolvimento de habilidades de liderança”, destacou.

O presidente da câmara, Deijano Lima, falou sobre o evento.

Publicidade

“Tivemos uma ação importante do Sebrae, contando com a participação e contribuição da Câmara, o programa é aberto a qualquer pessoa que queira se envolver, com o objetivo de trazer melhorias para o nosso município”, comentou.

A consultora Claudecia Leite mencionou que a agricultura o papel da agricultura.

“A atividade agrícola no Nordeste é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas, é um ramo no qual o conhecimento especializado pode trazer ainda mais lucratividade, pois os métodos tradicionais já não são tão eficazes como antes, é exatamente nesse ponto que nosso projeto atua, fornecendo orientações sobre como gerir melhor pequenos negócios agrícolas. Eu, por exemplo, trabalho com apicultura há mais de trinta anos, e sei que é um setor que demanda muito trabalho, mas também pode gerar ótimos lucros, principalmente quando se exporta os produtos,” enfatizou.

A criadora de gado, Maria Helena elogiou a palestra.

“Fiquei extremamente satisfeita com a palestra de hoje, esse tipo de evento realmente traz inúmeros benefícios para nós, além de esclarecer muitas dúvidas que possamos ter, é uma ótima oportunidade para aprender e expandir nosso conhecimento. Estou muito grata por ter tido essa experiência enriquecedora”, salientou.

O ex-prefeito Arinaldo Leal ressaltou a importância do Sebrae por trabalhar de forma diferenciada.

“Infelizmente, muitos programas acabam focando apenas nas necessidades e demandas dos escritórios e daqueles com maior renda, deixando de lado os pequenos criadores, esses programas, não consideram as particularidades geográficas e desafios enfrentados. No entanto, o Sebrae se destaca por adotar uma abordagem diferente, eles trabalham juntamente com a base, estabelecendo uma presença física e dedicando-se a estudar e compreender cada uma das situações enfrentadas pelos criadores”, falou.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile