Connect with us

DESTAQUES

Vila Nova do Piauí alcança o 3º lugar no Ranking de Isolamento contra o COVID-19

Publicado

em

Vila Nova do Piauí está localizada há 370 km de Teresina e ficou na terceira posição do Ranking de Maior Isolamento Social. A medida é recomendada pelos órgãos de controle para prevenção e enfrentamento contra o Novo Coronavírus (COVID-19).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Vila Nova possui 2.971 habitantes.

O Estado do Piauí é composto por 224 municípios e está no ranking nacional ocupando a sexta posição no tocante às medidas de isolamento. No Nordeste, dos noves estados, se destaca como segundo colocado.

Desde os primeiros casos confirmados no Brasil, Vila Nova obedece as medidas adotadas pelos órgãos de controle como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Governo do Piauí por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e não apresentou nenhum suspeito, nem confirmado. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde vila-novense, ao final da tarde desta terça-feira (07).

De acordo com o capitão Gilson Xavier da 4ª Companhia de Polícia Militar (4ªCia/4ºBPM), localizada em Fronteiras, que abrange a região de Vila Nova, os dados que mostram o ranking são monitorados via satélite por meio do georreferenciamento que verifica o fluxo de veículos e pessoas e também pontos onde estão situadas unidades de serviços essenciais.

Publicidade

“O resultado em Vila Nova é excelente. O isolamento é ideal para evitar o contágio, segundo os especialistas. Em relação a outras cidades como Fronteiras e Pio IX, devemos levar em consideração a existência dos bancos, casa lotéricas e hospitais, em que as pessoas saem de outros municípios e continuam a procurar esses serviços”, explica.

Xavier enfatiza que as medidas estão sendo adotadas com objetivo de enfrentamento e combate ao Novo Coronavírus. “Estamos fazendo isolamento por meio de conscientização, barreiras sanitárias e equipes de saúde. No geral a nossa área está muito boa, mas é preciso que as pessoas se conscientizem mais e evitem sair às ruas de forma desnecessária diante dessa pandemia e alastramento do coronavírus”, pontuou capitão Gilson Xavier recomendando maior conscientização.

Sobre o resultado obtido, o prefeito Edilson Brito, reafirmou que a batalha de combate contra o COVID-19, vai continuar. Para ele a posição do ranking mostra a eficácia das medidas decretadas pela OMS, Ministério da Saúde e Governo do Estado. “São medidas essenciais que não podem deixar de ser cumpridas. Até o momento em que for descoberto um remédio contra essa doença que seja realmente comprovado, temos que manter o isolamento e seguir as orientações conforme dos órgãos de controle”, reforça.

Prefeito Edilson Brito

“Vila Nova está de parabéns graças ao empenho da equipe da saúde, juntamente com todos os demais setores como a Vigilância Sanitária, o Comitê de Gestão de Crise como um todo. O apoio da Polícia Militar pelo soldado Arleuso que é o comandante do GPM de nossa cidade tem sido de forma brilhante. No mais vamos continuar nessa luta e podem contar comigo no que for preciso”, afirmou Edilson Brito.

O comandante do Grupamento de Polícia Militar de Vila Nova, soldado Arleuso, relata sua satisfação com os números divulgados no ranking e o boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

“Devemos agradecer a Deus pela força e proteção nessa guerra contra o Covid-19. Parabenizo e agradeço a população vila-novense pela compreensão e cooperação com os órgãos de combate, através do Comitê Gestor de Crise, no qual faz parte o GPM de Vila Nova, em parceria com a Saúde e Vigilância Sanitária. Enaltecer o compromisso da gestão municipal que vem dando total apoio as ações do comitê”, parabenizou.

“Vila Nova do Piauí mais uma vez é referência e isso é motivo de orgulho porque mostra o compromisso da população, dando exemplo de cidadania e responsabilidade social, mas não devemos baixar a guarda. As ações continuarão sendo feitas e reforçaremos mais ainda nossa equipe. Pedimos o engajamento de todos para continuarmos logrando êxito na luta contra esse inimigo invisível. Reafirmamos aqui o nosso compromisso e continuaremos trabalhando dioturnamente na proteção da vida”, completou o policial.

O enfermeiro Dayro Coutinho, agradeceu pelo empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, GPM e Comitê de Gestão de Crises e da população que trabalha em conjunto.

“Agradecemos a população vila-novense pela colaboração e entendimento frente as recomendações acerca do distanciamento social e das medidas de contingenciamento ao Coronavírus”, disse.

A secretária de Saúde de Vila Nova do Piauí, Almerinda Luz, disse que esse resultado é uma alegria para todos, mas ainda sim faz o apelo para a sociedade se resguardar e manter o isolamento social, uma vez que é a única forma de prevenção e combate ao COVID-19.

Publicidade

“Chegar a esse resultado não é fácil, mas com a cooperação de todos conseguimos um bom índice e reforçamos a recomendação para a comunidade evitar aglomerações. Cada um fazendo sua parte passaremos por essa batalha e ao fim dela poderemos comemorar”, completou a secretária.

A primeira medida adotada de prevenção ao COVID-19, foi no dia 15 de março, com a suspensão de aulas da rede municipal de ensino e eventos culturais, estabelecida de acordo com o Decreto nº 18.884 expedido pelo governo do Piauí, obedecendo os órgãos de controle como Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS