NOTÍCIA DESTAQUE

Vila Nova do Piauí avança e conquista pela 4ª vez prêmio “Selo Unicef – Município Aprovado”

Publicado

em

Os avanços na melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do município de Vila Nova do Piauí, a partir da implantação de uma série de políticas públicas, seguem a todo vapor e isso rendeu ao município pela 4ª vez consecutiva a conquista do prêmio “Selo Unicef – Município Aprovado”.

Nesta edição, 2017-2020, em todo o Piauí, 59 cidades tiveram êxito e foram premiadas com o selo. O anúncio dos municípios premiados foi feito na manhã desta terça-feira, dia 08 de dezembro, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, através de uma transmissão ao vivo.

O Selo é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios brasileiros.

CLIQUE AQUI E VEJA OS MUNICÍPIOS PREMIADOS NO PIAUÍ!

Na edição 2017 – 2020, os municípios que receberam o reconhecimento internacional se destacaram por avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos a educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.

Publicidade

Desde que o prefeito Edilson Edmundo de Brito, aderiu ao Selo, a gestão municipal implementou as ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, que promoveram o bem-estar social das crianças e adolescentes. Foram vários os avanços registrados, impactando diretamente na vida da população, sobretudo, da primeira infância.

Parte da Comissão Intersetorial do Selo, se reuniram de forma virtual para acompanhar o resultado do Selo. Diversas pessoas falaram sobre a iniciativa. A professora Marli Veloso, que é articuladora desta edição disse que um misto de sentimentos toma de conta neste momento.


“Tivemos uma linda trajetória de aprendizado coletivo, reconhecemos que ninguém faz nada sozinho. Como diz o poeta João Cabral de Melo Neto: ‘Um galo sozinho não tece uma manhã’. Não fizemos o ideal, mas tudo o que foi possível, conectados aos adolescentes do NUCA. Agradeço a quem esteve conosco, trabalhando em rede. O melhor resultado foi atingido quando o município se comprometeu em proteger e assegurar os direitos de crianças e adolescentes. A certificação internacional mostra que a gestão fez jus ao compromisso assumido em 2017″, pontuou.


A mobilizadora desta edição, jovem Taynara Oliveira, falou dos sentimentos que lhe definem. “O sentimento é de gratidão por ter chegado ao final com a tarefa concluída. Nesses anos, duas palavras me definem, reconhecimento e superação, em fim não foi fácil, mais nos doamos ao máximo pra que tudo desse certo e deu. Gratidão”.

A secretária de Educação, professora Antônia Maria, disse que o momento é de gratidão. “A frase para hoje, é gratidão. Cada um de nós fizemos o possível para dar tudo certo. Foi um tempo de aprendizado e muitas conquistas. Então é agradecer. Um abraço a todos”, disse.

A assistente social, Maria Cleide Leal “Somos vencedores. Fizemos nossa parte na tentativa de melhorar a vida de crianças e adolescentes da cidade poesia”.

O professor Jhônatas Araújo manifestou sua fala. “Meu sentimento é de gratidão pelo aprendizado e de felicidade, pois trabalhamos duro e somos vencedores”.

Publicidade

A conselheira tutelar Elisângela, falou da conquista. “Estamos felizes pela conquista de mais um selo Unicef edição 2017/2020. Essa é a 4ª edição que nosso município ganha. Tivemos bom êxito porque vem sendo um trabalho intersetorial, de dedicação e esforço de todos os setores. Quem ganha são nossas crianças e adolescentes” ressaltou.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o prefeito Edilson Brito comemorou o resultado e disse que se alegra com a conquista. “É com o sentimento de dever cumprido que encerramos a essa primeira gestão à frente da Prefeitura Municipal de Vila Nova. A conquista do Selo comprova que trilhamos no caminho certo ao longo desses quatro anos”, disse.

O gestor agradeceu e parabenizou aos envolvidos na conquista do Selo. “Fica aqui o meu agradecimento a todos os protagonistas desta conquista, a articuladora do Selo no município, Marli Veloso, os secretários municipais de Assistência Social, Educação e Saúde com suas respectivas equipe, ao CMDCA, ao Conselho Tutelar e especialmente a Comissão Intersetorial, que se empenharam em realizar da melhor forma cada atividade em prol da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças. E agradecer às nossas crianças e adolescentes pelo envolvimento e participação em todas as ações”, disse.

A entrega do selo será durante solenidade, dia 17 de dezembro, em Picos.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile