Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Duas pessoas que testaram positivo para COVID – 19 estão curadas, diz Secretaria de Saúde

Publicado

em

Uma boa notícia alegra profissionais da saúde, pacientes e a população da pequena cidade de Vila Nova do Piauí, localizada a 371 km da capital do Estado.

O boletim epidemiológico referente ao novo Coronavírus (Covid-19) da Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde divulgado nesta segunda-feira, dia 18, confirmou que na cidade não há mais pacientes em acompanhamento que foram diagnosticados com a doença. Duas pessoas que haviam testado positivo para o novo Coronavírus no dia 02 de maio estão CURADAS. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

Os pacientes em questão é uma mulher de 52 anos e um homem de 55 anos, que residem em Vila Nova do Piauí e provavelmente tinham contraído a doença em São Paulo.

De acordo com os dados divulgados, a Secretaria de Saúde seguiu o protocolo que aponta que após 14 dias do início dos sintomas e que nas últimas 72 horas não apresente nenhum sintoma é considerado curado.

“Nossos pacientes não apresentaram sintomas, mas relataram terem sentido algo quando ainda estavam no outro Estado. Então, realizamos o teste e testaram positivo, diante do quadro, o protocolo temporal foi adotado considerando o dia do teste rápido diagnosticando como caso positivo. Assim, após 14 dias e nas últimas 72 horas sem sintomas, o protocolo é liberação por cura. No entanto, a Secretaria de Saúde por meio da Equipe de Vigilância Epidemiológica primando pela clareza frente ao caso, resolveu testá-los de modo a assegurar que ambos possam ser considerados curados”, disse o enfermeiro da Estratégia da Saúde da Família, Dayro Coutinho.

Publicidade

Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde – ASCOM

Até esta segunda-feira (18/05) há nove pessoas notificadas, seis pessoas com suspeitas de estarem com coronavírus, um suspeito descartado e dois casos confirmados, estes hoje considerados curados.

Secretaria de Saúde de Vila Nova inicia 3ª fase da vacinação ...
“Iniciamos a semana com esta boa notícia. Nossos dois pacientes confirmados com a Covid, estão curados. Agora é não afrouxarmos as medidas, precisamos manter e até mesmo aumentar o nosso cuidado com o contágio. Os munícipes que apresentarem sintomas serão monitorados e de acordo com o protocolo, se cabível, será feito a testagem com testes rápidos facilitando assim rapidamente o isolamento e o monitoramento dos casos. A população vem seguindo as restrições e normas decretadas pela prefeitura, ficando em casa sempre que possível, usando máscaras e reforçando os cuidados de higienização”, destacou a secretária de Saúde, Almerinda Luz.

Em Vila Nova do Piauí, os casos suspeitos seguem em monitoramento diário e no decorrer da semana, serão testados.

“Temos adotado todas as medidas necessárias para conter o avanço do Coronavírus em Vila Nova. A gestão não tem medidos esforços e graças a Deus estamos com esse dois pacientes curados. Agora é seguir as ações. Agradecer o trabalho do povo da saúde e dizer que enquanto gestor de Vila Nova seremos sempre vigilantes. Fique em casa e se precisar sair use máscara”, disse o prefeito Edilson Brito.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS