Vila Nova do Piauí

Vila Nova é destaque no seminário regional do PPAIC e ganha 1⁰ lugar na categoria Ciclo de Alfabetização, em Fronteiras

Publicado

em

A educação de Vila Nova do Piauí ganhou uma bela representatividade e se destacou durante o Seminário Regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), o qual aconteceu no município de Fronteiras na última sexta-feira (10), com nove das 12 cidades componentes da 16ª Gerência Regional de Educação (GRE).

O Seminário contou com a presença do prefeito e o vice-prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro e Genilson Sobrinho, respectivamente; da secretária de Educação e primeira-dama de Fronteiras Zildênia Ribeiro; do gerente regional da 16ª GRE, Celso Filho; o coordenador estadual do PPAIC Cleverson Moreira; da coordenadora do eixo de gestão e escolar Eva Carla; da equipe regional do PPAIC, e de jurados, coordenadores e formadores municipais, gestores e professores.

Estiveram presentes os representantes das cidades de Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Fronteiras, Padre Marcos, Pio IX, São Julião e Vila Nova do Piauí. Na oportunidade, os profissionais de cada município demonstraram as boas práticas do PPAIC que foram desenvolvidas nas respectivas redes de ensino.

A primeira edição do Seminário Regional de Boas Práticas teve início com a execução do hino do Piauí, e em seguida o Hino de Fronteiras, cantado por as crianças da Escola Municipal Hermínio José Ribeiro e discursos de autoridades presentes.

Em seguida, aconteceu a apresentação cultural do município de Vila Nova do Piauí, onde que as crianças, de forma graciosa, dançaram o Xaxado Mirim, a apresentação do cordel realizado pela formadora municipal Nayara Zeneide.

Na sequência, aconteceu a palestra com o tema “Das Boas Práticas às lições aprendidas: por uma educação de qualidade”, conduzida pelo professor Clevérson Moreira Lino. No evento, foram avaliadas quatro categorias de boas práticas: Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, Gestão Escolar e Secretaria Municipal, práticas que promovem um começo sólido na educação, preparando as crianças para os anos subsequentes de aprendizado.

Na categoria Ciclo de Alfabetização, foi escolhido o projeto, “Todo dia é dia de leitura”, do município de Vila Nova do Piauí, das educadoras Daniele Moura de Araújo Veloso e Cesária Francisca de Lima Silva.

O destaque de Vila Nova levará o município para ser um dos quatro representantes da 16ª GRE no Seminário Regional do PPAIC, que acontecerá em Teresina.

Diretora Esmeralda, secretário Flávio Sousa e coordenadora do PPAIC em Vila Nova, Jasmira Leal

O secretário de Educação de Vila Nova, Flávio Sousa, destacou o empenho da equipe que resultou na primeira colocação da categoria Ciclo de Alfabetização. “Estou feliz pelo nosso município ter se saído bem na apresentação das experiências exitosas. Isso tudo aconteceu porque a equipe do PPAIC e os profissionais que fazem a educação da nossa cidade se empenham com toda dedicação, a fim de proporcionar um ensino de qualidade. Estamos contentes também por poder representar a 16ª GRE em Teresina. É uma grande vitória para todos nós”, disse.

Daniele Moura

A experiência exitosa que levou o primeiro lugar na categoria do Ciclo de Alfabetização é da professora Daniele Moura. Ela conta o sentimento pela conquista da educação de Vila Nova. “No nosso cotidiano escolar procuramos dar ênfase às práticas de leitura e partir delas realizamos sequências didáticas. A experiência exitosa apresentada no seminário foram as vivências do 1 ano com o conto a princesa e o sapo, onde pude compartilhar com as demais colegas de profissão que práticas simples feitas com objetividade e compromisso dão certo”, explicou.

“Fiquei muito feliz em ver o trabalho que vem sido desenvolvido em Vila Nova sendo reconhecido. Tanto eu como as outras professoras do Ciclo de Alfabetização estamos nos esforçando e sempre buscando meios para aprimorarmos nossas práticas. Agradeço imensamente ao secretário Flávio que não poupa esforços para sempre atender as nossas demandas e a coordenadora Marciana que está sempre pronta a nos ajudar”, afirmou Daniele.

Imagens;

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile