Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Interclasse e campeonato de xadrez são realizados nas escolas municipais

Publicado

em

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu os alunos da rede municipal de Vila Nova do Piauí foram na realização de um grande torneio Interclasse de futsal e campeonato de xadrez. As atividades fazem parte do plano anual de ações a serem desenvolvidas nas escolas municipais.

O interclasse ocorreu neste sábado, 19, no ginásio poliesportivo com os estudantes das escolas Sabino Gomes de Lima, localizada na sede e Zacarias Manoel da Silva, no povoado São João Batista. Cada instituição foi representada com a participação de dois times masculinos e um time feminino, totalizando seis equipes na competição.

Cada time foi composto por cinco jogadores titulares e três reservas, ou seja, 48 alunos participaram da prática esportiva.

Na categoria masculina, a equipe do 6º e 7º ano da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima foi campeã vencendo os alunos do 8° e 9° ano da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva por 4 a 3.

Na categoria feminina, as campeãs foram as estudantes do Sabino Gomes de Lima pelo placar de 4 a 0, dessa forma, o segundo lugar ficou com as estudantes do Zacarias Manoel da Silva.

A premiação foi feita com troféus e medalhas para primeiro e segundo colocados.

Também foi realizada a final e premiação dos campeonatos de xadrez das duas escolas, os alunos foram preparados para a competição durante todo o semestre letivo.

No Sabino, pelos anos finais (do 6° ao 9° ano), o primeiro lugar ficou com Leonardo Filho do 9° ano e o segundo lugar com Ana Cecília do 6° ano. Eduardo Carvalho Silva Brito ficou com o primeiro lugar entre os alunos dos anos iniciais (do 1° ao 5° ano) e Victor Emanoel de Oliveira Rocha ficou em segundo.

No Zacarias, do 1° ao 5° ano, os finalistas foram Hélldys do 3° ano e Ana Thalita do 5° ano. Hélldys foi o campeão dos anos iniciais. Pelos anos finais, os finalistas foram Josefa do 6° ano e Fabrício do 8° ano. Fabrício saiu vencedor ficando com o primeiro lugar.

Todos os competidores receberam um certificado de participação e os dois primeiros colocados receberam medalha, troféu e um tabuleiro de xadrez.

Em entrevista, a secretária de educação Antônia Maria agradeceu o apoio da gestão, parabenizou os alunos e professores pelas atividades desenvolvidas e falou da importância de tais projetos.

“Parabenizo as equipes das duas escolas, os profissionais que fazem a gestão, e os professores pela organização dos campeonatos. Agradecer o apoio dos pais e familiares nas atividades escolares, bem como, o apoio do prefeito Edilson Brito e do vice-prefeito Belim nas ações da Educação. E dizer que tanto o futsal como o xadrez são atividades que estão no plano de ação da Secretaria de Educação para serem desenvolvidas na rede municipal de ensino, isto porque sabemos a importância destas atividades para o desenvolvimento das crianças”.

A diretora da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima também fez seus agradecimentos e comentou os benfícios do xadrez e do futsal para os estudantes.

“Quero primeiramente agradecer a toda a nossa equipe da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima. Uma das metas do nosso plano anual é trabalhar o xadrez que tem como objetivo desenvolver a concentração e a tomada de decisões, além de exercitar a atenção, paciência e raciocícinio das crianças e adolescentes. E o futsal também é inserido no plano de ação porque promove a inclusão e o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Quero também parabenizar os professores, Eliana e De Assis pelo empenho à frente às atividades e agradecer o prefeito Edilson Brito, o vice-prefeito Belim e a secretária Antônia Maria pelo apoio em todas essas ações”.

Publicidade

Por fim, a diretora da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, Luzia Francisca apontou mais benefícios dos jogos.

“Acho muito importante desenvolver este campeonato todos os anos na escola para fortalecer o raciocínio de nossos alunos e descobrir as habilidades e o potencial dos mesmos. Diante deste campeonato conseguimos fazer isso, pois o raciocínio lógico é um dos quesitos mais eficazes no processo de aprendizagem”.

Nos jogos os alunos foram foram treinados pelos professores de educação física, Eliana Maria da Silva e Israel Sátiro, além do acompanhamento das diretoras e coordenadoras escolares e do coordenador de esportes Fernando Gomes, e dos profissionais Marcelo, Laércio Junior e Marciel.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS