Connect with us

Vila Nova do Piauí

Vila Nova mobiliza população com palestras e caminhada em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, na gestão “Um novo tempo” do prefeito Belim, através da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Tutelar, do CMDCA, e com apoio das demais Secretarias, promoveu na tarde desta quinta-feira (18) um evento em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento teve início no Ginásio Poliesportivo José Manoel de Oliveira, onde foram chamadas autoridades para comporem a mesa de honra. Em seguida, foi realizada uma apresentação pelos alunos e profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A integrantes do NUCA Lívia e Beatriz apresentaram crônicas sobre a campanha Maio Laranja.

Em seguida, houve duas palestras acerca do tema da campanha 18 de Maio ministradas pela psicóloga Clenilsa Leal e Assistente Social, Cleide Leal.

O ex-prefeito de Vila Nova, Edilson Brito, esteve presente no evento representando o atual prefeito Belim e a secretária de Assistência Social, Ana Carolina. Ele Agradeceu a participação de todos.

“Quero agradecer a presença e cada um neste evento tão importante, evento este que faz referência ao combate à exploração e violação sexual de crianças e adolescentes. Que todos nós venhamos nos unir para prevenir que crimes como estes venham acontecer. A participação da população é essencial”, disse.

A assistente social, Maria Cleide, destacou o objetivo do evento. “O nosso objetivo aqui hoje é falar sobre a importância de denunciar, porque o crime de exploração sexual é um crime silencioso que na maioria das vezes acontece ao nosso lado e nós não temos conhecimento e por vezes até sabemos, mas, somos negligentes. Então que venhamos nos conscientizar, nos sensibilizar a respeito da denúncia.” destacou Maria Cleide.

A psicóloga Clenilsa Leal deu orientações aos pais das crianças e adolescentes sobre os cuidados que devem ter com os filhos.

“Aproveitando que tem pais e mães aqui, se porventura vocês perceberem algo de estranho no seu filho, conversem com eles, pergunte o que está acontecendo, porque muitas vezes eles não falam porque tem medo de serem julgados, tem medo do abusador, além do sentimento de culpa. Falar é melhor opção, mesmo se a pessoa não quiser se identificar existem formas de denúncias, onde você pode ligar e relatar o que viveu”, disse.

A conselheira tutelar Elizângela Silva, atual presidente do orgão falou sobre prevenção dos crimes contra crianças e adolescentes.

“Seguimos construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade. E para pensar no enfretamento a esse tipo de violação é preciso trabalhar em duas frentes, a prevenção e a resposta as situações de violência”, falou.

A mobilizadora do NUCA, Luzivânia, destacou a necessidade do acompanhamentos dos pais.

Publicidade

“É responsabilidade dos pais acompanhar o que as crianças assistem, que muitas vezes eles tem acesso a conteúdo que incitam o ódio, pornografia, por isso é necessário observar o que eles estão assistindo. Por isso adolescentes conversem com seus pais, ouçam, não escondam as coisas. É obrigação dos pais orientar e juntos combater o abuso e a exploração sexual”, destacou.

O comandante do GPM de Vila Nova, cabo José Filho, disse que a polícia está lado a lado dos órgão municipais no enfrentamentos dos crimes sexuais de crianças e adolescentes.

“É importante o combate à exploração sexual, a gente trabalha em cima do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), resguardando todos os direitos e fazendo cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes. A gente está sempre à disposição da gestão municipal e dos outros órgãos públicos do município para qualquer ação. Trabalhamos em conjunto com o Conselho Tutelar e estamos sempre à disposição do município para qualquer iniciativa”, relatou o policial.

Caminhada

Após a palestra uma caminhada mobilizou a população pelas principais ruas da cidade, onde os participantes levaram cartazes com frases sobre a campanha 18 de maio.

Ao final, a mobilização encerrou-se em frente à Prefeitura da cidade, onde foi servido um lanche para todos.

_Presenças

Além das presenças acima citadas, prestigiaram o evento as conselheiras Cleonice Luz, Maria Imaculada, Leomária Leal e Ironeide Luz; a presidente do CMDCA, Franklimara Leal; os secretários Adelino Oliveira (Meio Ambiente), Gilberto (Administração), Kátia Leyla (Saúde), a subsecretária de Educação, Gorete Leal; a professora Ignez; a vereadora Irmã Eliésia representando o Legislativo; representantes da Secretaria de Agricultura; a assessora técnica da Saúde, Almerinda Luz, o enfermeiro Dayro Coutinho, a enfermeira Jenicleide, a nutricionista Auriléia Paiva; a bióloga Genikelly Alencar; a assistente social Kássia Sobrinho; profissionais da Assistência Social, o CB Tiago; diretoras, coordenadoras, professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Publicidade

Outras ações

Outras ações foram realizadas durante a semana, onde a psicóloga Clenilsa Leal e a Assistente Social Kássia sobrinho, visitaram a creche Professor Osvaldo e as escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva, orientando os alunos acerca do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Foi realizado uma entrevista na rádio Vila Nova FM, com a conselheira tutelar Leomária Carvalho, que abordou sobre o Maio Laranja.

Sobre a data

No dia 18 de maio de 1973, há exatos 50 anos, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera, de apenas 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo em uma movimentada rua da capital do Espírito Santo, os criminosos ficaram impunes. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. E é por isso que 18 de maio se tornou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

_Mais imagens:

_Mais ações

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS