Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | NUCA e Meio Ambiente promovem I Gincana Ecológica nas escolas da rede municipal

Publicado

em

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Vila Nova do Piauí, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação promoveram nos dias 04, 05 e 06 de julho, a I Gincana Ecológica nas escolas da rede municipal.

A Gincana Ecológica teve como objetivo estimular a atividade recreativa, propondo uma discussão sobre o tema e aprofundar o conhecimento sobre o meio ambiente, conscientizando os discentes sobre os impactos causados por as ações do ser humano e, as possíveis formas de intervenção a fim de garantir às próximas gerações os recursos naturais indispensáveis à sua sobrevivência.

A atividade integra às atividades do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do NUCA, e foi realizada englobando as escolas de Ensino Fundamental II da sede e do povoado São João Batista, e as Unidades Escolares de Ensino Médio, respectivamente, Sabino Gomes de Lima, Zacarias Manoel da Silva e Luiz Ubiraci de Carvalho, como parte do trabalho voltado à conquista da certificação com o Selo Unicef Município Aprovado.

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Genikelly Alencar, explica como se deu a iniciativa para a realização da I Gincana Ecológica, e explica a logística adotada.

“A I Gincana Ecológica foi pensada por mim e a coordenadora do grupo NUCA, a Luzivânia, e acatada pelos adolescentes que fazem parte do grupo, como uma maneira de aumentar o conhecimento sobre meio ambiente. A gincana foi realizada englobando as escolas de ensino fundamental II da sede e do povoado São João e as unidades escolares de ensino médio, no qual eram divididos os alunos em dois grupos e os participantes nomeavam cada grupo com nomes que envolveria meio ambiente”, explica.

A mobilizadora do NUCA, Luzivânia Araújo, destaca que a atividade foi prazerosa e promoveu para os alunos um momento educativo e recreativo, informando ainda que novas atividades serão realizadas no segundo semestre letivo.

“A gincana foi bem produtiva e participativa. Os alunos estão na reta final do semestre, e após as provas tiveram esse momento recreativo e de aprendizado. No qual se divertiram, e a competição sobre um tema educativo como esse estimula a procurarem conhecer mais. Como também alunos pediram que mais momentos como esse sejam realizados. Foi prazeroso e no segundo semestre irei trabalhar mais nas escolas, diretamente com eles”, explica a mobilizadora.

Ao final de cada encontro, os alunos foram agraciados com sementes como forma de incentivo ao reflorestamento e cuidado com a natureza e bombons. A equipe vencedora ainda recebeu um certificado de participação.

>>Confira imagens do 1º, 2º e 3º dia

1º Dia

Publicidade

Fotos 2º Dia

3º dia

Facebook

MAIS ACESSADAS