POLÍCIA

Agentes abortam fuga de 70 presos na Penitenciária Irmão Guido

Publicado

em

Agentes da Penitenciária Irmão Guido abortaram mais uma tentativa de fuga em massa na madrugada desta terça-feira (10). Pelo menos menos 70 detentos de cinco celas do Pavilhão B cavaram um túnel de acesso ao pátio do presídio. O buraco estava sendo feito na cela 5.

O objetivo dos presos era chegar até o muro da rua. Os presos foram pegos pelos policiais militares e agentes que estavam de plantão na madrugada. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), eles iriam usar cordas improvisadas para pular o muro, já que a cerca elétrica da penitenciária não funciona.

A tentativa de fuga ocorreu por volta de 1h30 da madrugada. “Agentes perceberam algo estranho, uma vibração na parede, e quando foram verificar perceberam o túnel”, explicou Kleiton Holanda. Presos das celas 1, 2, 3, 5 e 6 usaram vergalhões para abrirem o buraco. Em todas estas celas as grades foram encontradas serradas.

“Uma vistoria foi feita ontem, durante todo o dia, e estava tudo aparentemente normal nas celas da penitenciária. Em pouco tempo, apenas durante a noite, eles conseguiram material para fazerem o buraco e tentarem fugir”, completou o diretor do Sinpoljuspi.

Atualmente, o Pavilhão B abriga 115 presos. Na penitenciária que só possui vagas para 144 detentos, hoje, já são mais 400 pessoas.

Publicidade

Em nota, a Secretaria de Justiça do Estado informou que tem intensificado as vistorias no local a fim de coibir as ações. “A Secretaria de Justiça informa que tem intensificado as vistorias nas unidades prisionais, de modo a coibir esse tipo de ação. A Sejus reforça que está elaborando um plano de reforma da Irmão Guido, para dar mais estrutura e segurança à unidade, que foi construída de forma inadequada”.

Edição: Nayara Felizardo\Portal O Dia

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile