Connect with us

POLÍCIA

Conhecidos pela fidelidade, cães ajudam a combater o crime no Piauí

Publicado

em

Sendo mais que animais de estimação e fiéis companheiros de uma boa parcela da população, os cães são capazes de desempenhar papéis de grande importância na segurança. Trabalhando na Polícia Militar do Piauí desde 2004, os cachorros são bem eficazes no rastreio de drogas e em eventos que precisem de guarda e proteção.

Fotos: Assis Fernandes/O DIA

Segundo o comandante do Canil da PM, tenente Antônio Marques, a maior vantagem de se ter cães no efetivo é a agilidade nas operações. ”Eles facilitam nosso trabalho. É mais fácil localizarmos todo o material, principalmente entorpecentes, evitando perda de tempo. Ao invés de passar uma ou duas horas dentro de uma residência, com um cão você passa de dez a vinte minutos e já consegue seu objetivo, verificando se realmente o local tem material ilícito”, explicou o tenente.

Operações com o Canil da PM são realizadas diariamente, tanto em Teresina quanto no interior do Piauí. Os cães também são solicitados para ações da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, e pela Secretária de justiça, geralmente para inspecionar dentro dos presídios.

Atualmente nove cachorros fazem parte do Canil, sendo cinco de guarda e proteção, e quatro farejadores. Todos doados. Cães para busca e captura ainda não fazem parte do canil piauiense. O órgão ainda conta com três viaturas, e aguarda por uma ‘cachorreira’, viatura totalmente adaptada para o transporte dos animais.

Publicidade

Assim como os demais, é preciso fazer um curso de adestramento específico para a função que o cão deve desenvolver. Em 2016, mais policiais do Canil devem passar pelo curso cinotecnia e de busca e captura, o que deve agregar mais agilidade durante as operações da Polícia.

Belga de Malinois, Pastor Cinza, Rottweiler e Labrador são as raças predominantes dos cães policiais. De acordo com o comandante do Canil, eles trabalham até atingir oito anos de idade, podendo esse tempo variar de acordo raça, que pode ser mais  ou menos resistentes.

Demonstração

Ainda na manhã de hoje (16), os policiais realizaram uma demonstração do trabalho dos cães. Um homem usando uma manga de proteção foi posicionado em frente ao cão, agindo de forma suspeita, tornando-se logo o foco do animal.

É importante destacar o foco do cão, que desconsiderou todas as pessoas ao redor, agindo somente em cima do suspeito.Segundo a polícia, o animal passa por todo um processo de educação e controle da agressividade, o que o deixa realmente preparado para agir de forma certeira.

Publicidade

 

Seja em uma operação de caça às drogas, ou guardando uma manifestação, os cães policiais são inteligentes o bastante para combater o crime e ainda assim não perder sua sensibilidade.

 

Edição: Nayara Felizardo\portalODia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS