Connect with us

Picos

CRIME AMBIENTAL | PRF apreende carreta, em Picos, com emissor de poluentes adulterado

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (04), agentes da Polícia Rodoviária Federal prenderam um homem por crime ambiental, por estar dirigindo uma carreta com sistema de emissão de poluentes alterado. A ocorrência foi registrada na BR-316, em Picos.

O caminhoneiro, de 33 anos, dirigia uma carreta Volvo/FH 420 6X2T quando foi abordado pela guarnição policial. Foi-lhe pedido a documentação do veículo e pessoal, que estava em ordem. Contudo, ao averiguarem o sistema de emissão de poluentes, identificaram que o veículo não possuía alguns dos componentes necessários para controle de poluentes e seu correto funcionamento.

Identificaram ainda que o ARLA 32, reagente que diminui a emissão de NOx – óxido de nitrogênio – no ar, gás prejudicial à saúde humana, estaria contaminado. Isso, para o Código de Trânsito Brasileiro configura em infração grave e multa de R$ 195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos).

O motorista alegou aos policiais que não sabia que o produto estaria contaminado. O condutor e a empresa proprietária do veículo responderão pelo crime de ‘Causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora – Lei Nº 9.605/98 Art. 54’.

O caminhoneiro afirmou ainda que se apresentaria e prestaria esclarecimentos no Juizado Especial Criminal de Picos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS