Connect with us

Jaicós

Criminosos invadem contas no Instagram em Jaicós para aplicar golpes

Publicado

em

Mais uma vez, pessoas do município de Jaicós, estão sendo vítimas de crimes praticados através da internet. Nos mais recentes casos, criminosos estão usando o aplicativo Instagram, pra aplicar golpes financeiros.

O Portal Cidades na Net obteve a informação de que pelo menos três perfis no Instagram, de pessoas do município, foram invadidos no período entre 2 e 3 de agosto, e estão sendo utilizados pelos criminosos para aplicar golpes com o PIX.

Após invadirem as contas, os criminosos publicam nos stories uma “Tabela Pix”, a qual promete uma oferta de altos valores, em troca de um depósito inicial com valor baixo. Os golpistas também postam fotos e vídeos para comprovar os montantes enviados e a satisfação dos “clientes”.

Nessa ação, existem dois tipos de vítimas: a que tem o perfil roubado e a que acaba transferindo o dinheiro para o hacker.

Aylane Santos foi uma das vítimas em Jaicós. O perfil dela foi invadido no dia 2 de agosto e os criminosos, se passando por ela no perfil, conseguiram fazer duas vítimas efetuarem a transferência de valores.

Uma das vítimas chegou a procurar Aylane, acreditando que a mesma havia aplicado o golpe. “Através do meu Instagram foram duas vítimas, sendo 300 reais de uma menina de outra cidade e outra que mora até próximo de minha casa. Ela chegou falando que queria falar comigo, que era caso de justiça, e eu perguntei o que tinha feito e ela disse “você roubou 500 reais meu”. A pessoa tava realmente ciente de que a pessoa que estava falando com ela no instaram era eu. No começo fiquei chateada, porque você ser taxada de ladra, é pesado, mas por outro lado me coloquei na posição dela, que foi enganada e estava daquele jeito por conta do golpe que tinha sofrido. Fiquei mais tranquila porque vi que ela realmente não tinha percebido que tinha caído no golpe, mas não foi fácil, é uma coisa que mexe com você […]”.

Após o ocorrido, Aylane decidiu procurar a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência sobre a invasão do seu perfil. “Até então não procurei a polícia porque pensei que não precisava, que não se agravar tanto, mas agora vou fazer o BO pois já teve duas vítimas. As pessoas pensam que as coisas do storys são verdadeiras, porque eles fazem de um jeito que parece ser. Creio que elas imaginaram ‘ah, é Aylane que tá postando, eu conheço ela, ela não faria isso comigo’, acho que de imediato pensam isso. Eu pensei que tinha que avisar que meu Instagram tinha sido invadido, mas nunca pensei que alguém pudesse cair, pois pra mim é nítido que é golpe, que ninguém dá dinheiro assim fácil e perdendo, pois eles oferecem por exemplo 300 e ganha mil”.

Publicidade

A jovem Nágila Maria foi mais uma das vítimas. Ela viu o anúncio da “Tabela Pix” no Instagram de Aylane, que foi Hackeado e chegou a fazer uma transferência. “Foi ontem a noite que meu Instagram foi Hackeado, o da Ayllane também foi e tava me mandando mensagem falando dessa tabela pix. Pediram pra eu fazer um pix de 500 e ganhava 1.200, mas eu fiz de 100 e quando eu fiz eles editaram o comprovante, colocaram 500,00 e hackearam meu Instagram. Agora está passando golpe com essas duas contas, a minha e a dela” explicou.

No Instagram de Aylane, o golpista passou a chave pix [email protected] para que Nágila fizesse o envio do valor. Na conta, o nome que aparecia era Bruno Gustavo dos Santos Rodrigues.

No perfil invadido de Nágila, além de divulgar a tabela, prints e vídeos para comprovação das transferências, os criminosos ainda editaram um vídeo de Nágila que estava em seu perfil no Instagram e alteraram o áudio, para que seus seguidores pensassem que realmente ela teria divulgado os storys.

A ação continua. Na manhã de hoje (04), enquanto essa matéria era produzida, o golpista enviou mengasem para o perfil de um dos integrantes da equipe do portal, através do instragram invadido de Nágila. Um terceiro perfil que foi invadido nesta quarta (03), do professor Ramon Dias, também fez contato.

Na abordagem, o hacker diz que não está conseguindo enviar um código do facebook para o celular dele e pede e seu número de telefone. Veja a seguir as conversas:

O pedido das vítimas que tiveram seus perfis invadidos é para que as pessoas ajudem a denunciar as contas.

Dicas

Além de trazer o alerta para a população, selecionamos também algumas dicas do professor de segurança da informação, Osmany Arruda, que podem ajudar a impedir que seu perfil na rede social seja invadido:

– Troque sua senha com frequência e utilize senhas complexas

Publicidade

“Use uma senha que não seja facilmente adivinhável. Não adianta usar a data de nascimento do seu filho e a placa do seu carro de senha. Use uma senha complexa, que não envolva dados conhecidos, que o criminoso possa adquirir olhando seu Facebook”, afirma Arruda. “E muitos usuários também não tem o costume de trocar a senha. Ficam com a mesma senha por muito tempo.”

– Não utilize a mesma senha para todas as redes sociais e evite autentificação por outra plataforma

“Evite reaproveitar a mesma senha em serviços diferentes, porque se uma é descoberta, todos os outros apps ficam expostos. E evitar principalmente nesse caso, em que o Instagram aceita o login do Facebook. Não aceite esse tipo de autentificação através de um outro serviço. Crie sempre uma credencial nova”, afirma Arruda. “Muitos serviços hoje aceitam autentificação do Google, do Facebook e etc. Não aceite, crie outro.”


– Utilize a autenticação de dois fatores

“A grande maioria não coloca o segundo fator de autenticação que as plataformas disponibilizam. Se você não tem o segundo fator é muito fácil invadir. Geralmente é o número do celular para enviar SMS e confirmar que é o usuário que está acessando a plataforma ou e-mail. Tem até mesmo aquele Google Autenticator, que é um aplicativo simples, mas que funciona muito bem”, explica Arruda. “Burlar o segundo fator por e-mail é mais fácil, mas o SMS é difícil, pois o criminoso teria que fazer um ataque mais complexo e clonar o seu número.”

Publicidade


– Evite fornecer seus dados, mesmo que sejam básicos

“Quando há vazamento de dados, número de telefone, e-mail e senha caminham juntos. Se de repente vazou uma base de dados, e você passa o seu e-mail para o criminoso, ele vai te identificar na lista e encontrar sua senha”, afirma Arruda. “Por exemplo, já faz um tempo que o vazamento no Facebook ocorreu, mas quanto tempo faz que o pessoal não troca a senha?.”


– Evite fazer cadastro em sites pouco conhecidos

“Vá atrás, investiga, vê o que você consegue saber sobre esse site”, afirma Arruda. “As vezes o site é criado pelo criminoso coletar os dados das vítimas. E algo comum também é que vazamentos de bases de dados aconteçam em sites pequenos (mesmo que sejam sites reais, idôneos), cuja repercussão é menor”, ressalta Arruda.


Não entre em apps alternativos

Publicidade

“Sempre baixe os apps originais, nas lojas originais. A gente viu acontecer muito disso com o Auxílio Brasil, que apesar de estar na loja oficial, não era o aplicativo oficial do programa”, afirma Arruda. O Instagram também possui uma página com algumas dicas de segurança.

Facebook

MAIS ACESSADAS