Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Detentos fogem de presídios no Piauí e em São Paulo ao mesmo tempo

Publicado

em

Pelo menos dois detentos fugiram da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, localizada na zona Sul de Teresina, no início da noite desta segunda-feira (16). As informações foram confirmadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).

Em áudio divulgado em grupos de WhatsApp, um Policial Militar identificado apenas como Santana avisa e chama o ato de “fuga em massa”.

“Está tendo uma fuga agora em massa na Custódia, está chovendo muito, a gente vai fazer a conferência aqui na Custódia, depois da conferência é que a gente pode divulgar quantos fugiram. Pego só foram pegos três até agora. Eu avisei porque Demerval Lobão é muito próximo aqui da capital, ônibus se deslocando direto daqui pra lá e esses vagabundos quando saem pegam carro pequeno, pegam ônibus, eles querem é se mandar no mundo”, comenta o PM identificado apenas como Santana.

Até o momento os agentes tem informações de fuga apenas no Pavilhão E da Casa de Custódia. “A fuga é do Pavilhão E, os agentes pegaram três em cima da guarita, na parte superior e dois tinham pulado, por enquanto dois. Só depois que fecharem tudo é que vão contar”, diz Jefferson Dias, representante do Sinpoljuspi.

Em contato com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), a assessoria de comunicação da pasta disse ao Piauihoje.com apenas que está “checando” o caso.

Publicidade

OUTROS CASOS

Rebeliões e fugas em presídios do Estado de São Paulo estão em andamento. POde haver ação orquestrada em vários estados brasileiros. Somente do Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá, fugiram cerca de 400 presos. Nas cidades de Taubaté, Sumaré, Mirandópolis e Porto Feliz também há registros de rebeliões.

Guarita por onde detentos fugiram da Casa de Custódia

CORONAVÍRUS

Casos podem estar relacionados com alteração no regime de visitações e suspensão de benefícios por conta do combate e prevenção ao Coronavírus.

No Piauí, uma portaria da SEJUS em que determina que todas as unidades prisionais do Piauí disponham de profissional de saúde para a realização de procedimentos de triagem dos visitantes e demais pessoas que necessitem adentrar nos estabelecimentos prisionais do Estado.

Publicidade

A portaria institui que deverão ser avaliadas as condições gerais de saúde, relativas aos sintomas de gripe, bem como do profissional da assistência social para trabalho de conscientização e informação sobre medidas de controle e prevenção do novo coronavírus(Covid-19).

O documento veda a visitação de qualquer visitante com sintomas de gripe, conforme a triagem, pelo período de 15 (quinze) dias. As visitas de idosos e crianças, menores de 12 anos, considerados grupos de risco para a contaminação do coronavírus, também estarão suspensas pelo mesmo intervalo de dias.

Já em São Paulo, a saída temporária prevista para março deste ano foi reagendada. “Determino a suspensão da saída temporária agendada para o março de 2020, que deverá ser oportunamente remarcada pelos juízes corregedores dos presídios, por ato conjunto ou isoladamente, conforme os novos cenários e em melhor oportunidades”,aponta decisão judicial.

SINPOLJUSPI

Segundo nota divulgada hoje pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, a SEJUS não está cumprindo com as medidas publicadas em portaria, incluindo a disponibilidade de um profissional de Saúde para cada unidade prisional do Estado.

Publicidade

Hoje (16) na Penitenciária “Jose Ribamar Leite”, antiga Casa de Custódia, adentraram um total de 114 visitantes. Não havia nenhum profissional na área de saúde fazendo triagem nesses visitantes conforme posto na Portaria da SEJUS.


O Decreto do Governador vale para todo o Piauí, exceto para o Sistema Penitenciário, esse Decreto proíbe aglomerações com mais de 100 de pessoas.

Os Policiais Penais que fazem o trabalho na recepção da unidade, sem nenhum equipamento de proteção, perguntavam quem estava gripado, somente uma visitante se declarou gripada. No pavilhão F há atualmente 210 detentos que hoje tiveram contato com 114 visitantes, sendo que essas pessoas também tiveram contato com todos os Policiais Penais e Policiais Militares lotados na unidade.

Uma irresponsabilidade gritante e latente está sendo praticada nesse momento contra a Sociedade pela Secretaria de Justiça do Piauí.

Fonte: Piauí Hoje

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS