Connect with us

POLÍCIA

Dezenas vão parar no hospital após PM-PI usar spray de pimenta em festa

Publicado

em

Um policial militar precisou usar gás lacrimogêneo e spray de pimenta para conter um tumulto que se iniciou após briga em uma festa na cidade de Porto, a 183 km ao norte de Teresina, nessa segunda-feira (5). Ao ter contato com o gás, as pessoas começaram a passar mal e quando encaminhadas para o pronto socorro da cidade, ficaram sem atendimento porque lá, segundo as vítimas, não havia médico

“Tudo começou com uma discussão entre duas pessoas, um homem e uma mulher, que estavam no show. Eles, os policiais, chegaram já jogando gás de pimenta, sem conversa ou nada. Foi questão de segundos. As pessoas colcocavam as mãos nos olhos, passavam mal. Dezenas foram levadas para o hospital e lá não tinha nem enfermeiro e ou médico, apenas os técnicos”, contou uma mulher que presenciou o fato e não quis se identificar.

A testemunha relatou que o policial que fez o uso do gás e do spray de pimenta teve uma reação desproporcional ao fato. Segundo ela, outras testemunhas e vítimas também acusaram o policial de ter sido truculento na abordagem.

O capitão Albuquerque, resposável pelo policiamento na cidade de Porto, confirmou que o policial usou dos dois gases e disse que foi necessário uma vez que o tumulto tinha tomado grandes proporções e foi generalizado. “Ao entrar em contato com o rosto, olhos e a pele, o gás lacrimogêneo causa formigamento e falta de ar. Tinha muita gente e a confusão foi generalizada, por isso o gás e o spray de pimenta afetaram muita gente”, disse o capitão.

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Porto Marruás, Dennis Sampaio, um inquérito administrativo vai apurar se o policial agiu de forma truculenta e investigar se houve o uso exagerado de gás e do spray, tendo em vista a quantidade de pessoas no local.

“Não houve nenhum crime e nenhuma pessoa veio até a delegacia para fazer uma denúncia. Realmente não teve outra maneira de controlar a briga porque ela tomou proporções maiores. Portanto, será investigado se houve abuso da força policial e se o uso do gás excedeu o considerável”, disse.

Publicidade

O delegado disse ainda que o policial que teria usado o spray de pimenta foi enviado do batalhão da Polícia Militar em Esperantina especialmente para fazer a segurança da festa. O objetivo era evitar que novas ocorrências pudessem acontecer, uma vez que na região outros casos de violência têm sido registrados.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS