Connect with us

DESTAQUES

“É um caso de tortura, espancamento e violência psicológica”, diz Conselheira Tutelar de Santana do PI sobre menor chicoteado

Publicado

em

Diante da violência contra um menor praticada na manhã desta terça-feira, 26/10, na zona rural de Santana do Piauí, a conselheira tutelar do município falou à nossa reportagem sobre o caso.

Segundo a servidora do Conselho Tutelar, Lucineide Rocha, o crime chocou a todos na cidade pelo teor de crueldade, mas que o órgão já está atuando. “O conselho já acompanha o menor e a família, o Ministério Público já foi acionado e enviamos um relatório para o CRAS pedindo acompanhamento psicossocial do grupo familiar”, relatou a conselheira.

Conforme Lucineide, o adolescente sofreu diversas violações de direitos. “Foi um caso de extrema violação de seus direitos, porque houve tortura, espancamento e tortura psicológica”, afirmou.

Questionada pela nossa reportagem sobre os crimes cometidos contra o garoto, a servidora enfatiza que além do espancamento, se qualifica também o crime de imagem, devido a vítima ter apenas 13 anos. “Podemos perceber no vídeo que aparece nitidamente o rosto do menor em estado de humilhação e violência”, disse.

A conselheira também disse que a vítima é órfão de pai e que apenas a mãe é responsável pela criação. O mesmo se encontra no povoado Queimada da Ema acompanhado de seu irmão e sua mãe.

Publicidade
Foto: Arquivo Conselho Tutelar

A nossa reportagem entrou em contato com a mãe da vítima, mas até o fechamento desta matéria não obtemos retorno.

Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano. É o que revela o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil.  

Matéria relacionada: Adolescente de 13 anos suspeito de furtar esporas é punido com chicoteadas na zona rural de Santana do Piauí/

Facebook

MAIS ACESSADAS