Connect with us

POLÍCIA

Em meio a greve, agentes descobrem o 4º túnel deste mês na Casa de Custódia

Publicado

em

[ad#336×280]Agentes penitenciários encontraram um outro túnel dentro da Casa de Custódia de Teresina, Zona Sul de Teresina, na noite de domingo (23). Este é o quarto buraco aberto pelos detentos somente este mês para tentar escapar do presídio. A tentativa de fuga aconteceu em meio ao movimento grevista anunciado pela categoria que é realizado simultaneamente nas 14 unidades prisionais do Piauí. Neste ano, os agentes confirmam 16 tentativas de fuga no maior presídio do estado.

O túnel encontrado hoje tinha um metro de profundidade e comprimento. De acordo com o agente Kleiton Holanda, os presos cortaram a barra de contenção de uma das celas e ainda tentaram quebrar parte da laje do pátio.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, o buraco estava sendo aberto na cela 10 do pavilhão E onde há 130 presos. “Um dos agentes de plantão percebeu a movimentação dos detentos e acionou os policiais. Somente este mês, quatro tentativas de fuga foram registradas. Estes casos têm se tornado corriqueiros por falta de estrutura no presídio. Não temos como precisar, mas acredito que já fizeram uns oito túneis só este ano”, contou.

Agentes penitenciários deflagram greve por tempo indeterminado (Foto: Catarina Costa/G1)

Sobre a greve, Vilobaldo Carvalho destacou que o movimento é decorrência da falta do cumprimento do reajuste salarial de 10,5%, já previsto desde 2013 e incluído na lei orçamentária do estado. “Esta greve não deveria nem acontecer se o governo tivesse pago o prometido. Vamos cobrar o pagamento das folhas de novembro e dezembro com os reajustes previstos em lei e do 13º salário. Se o governo já tem o ICMS antecipado tem reserva para pagar. A categoria está pronta para dialogar. Entendemos que a greve é ruim, mas esse é um instrumento legítimo que temos de luta e quem deveria evitar isso é o governo”, declarou o sindicalista.

Para o Sinpoljuspi, a greve deve atingir 80% dos 600 agentes em todo o estado. Durante o movimento, ficaram suspensas as visitas familiares, íntimas e de advogados, deslocamentos de detentos para audiências, recebimentos e transferências de presos de delegacias e Centrais de Flagrantes, recebimento de alimentos ou sacolas de visitantes e atendimentos internos que não estejam diretamente relacionados à segurança.

Publicidade

Os agentes prometem cumprir apenas atividades essenciais tais como: distribuição de alimentação e água para os presos, vistoria, garantia de banho de sol, cumprimento de alvarás de soltura e mandados de prisão, atendimento médico de urgência e emergência, distribuição de medicação, vistorias de rotina e/ou extraordinárias, transferências internas de presos de celas e\ou pavilhões, retirada de presos de triagem, conforme normas estabelecidas em cada unidade prisional e outras atividades internas de rotina.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS