Connect with us

POLÍCIA

Fiscais recolhem dois macacos criados em casa do interior do Piauí

Publicado

em

Dois macacos foram resgatados sendo criados como bichos de estimação em uma residência no município de Oeiras, a 290 Km ao Sul de Teresina. O resgate ocorreu nessa quarta-feira (16) após entrega voluntária dos animais, um da raça prego e outro da raça guabira, também chamada de bugio cuja algumas das espécies estão em risco de extinção.

Manter um animal silvestre em cativeiro sem autorização legal é crime, podendo ser punido com multa ou até prisão. A auditora fiscal ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), , Catharina Teixeira, orienta sobre a entrega voluntária de animais silvestres.

“As pessoas que criam esses animais em cativeiro de forma irregular podem procurar a Semar e agendar o recolhimento. Quem realiza a entrega voluntária não sofre nenhum tipo de responsabilidade administrativa”, esclarece.

Os animais silvestres entregues pela população são encaminhados para o Parque Zoobotânico, onde passam por uma primeira avaliação veterinária e ficam em quarentena por alguns dias. Após esse período, uma nova análise é realizada pelos veterinários.

Depois das análises animal pode ser mantido no parque ou reinserido na natureza. “Nesse caso inicia-se o processo de reabilitação para que esses animais possam ser reintroduzidos na natureza com segurança”, complementa Teixeira.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS