Connect with us

POLÍCIA

Gestores estudam construção de módulos de saúde em penitenciárias

Publicado

em

Gestores estaduais e municipais estudam a implantação de módulos de saúde em penitenciárias no Piauí. A necessidade de implantação desses módulos está associada ao crescente atendimento e a lotação de leitos no Hospital Areolino de Abreu.

Os módulos de saúde serviriam como anexo das penitenciárias e seguiria um modelo de unidade básica de saúde, para que o preso diagnosticado com transtorno mental seja prontamente tratado e não necessite ser encaminhado para hospitais psiquiátricos. Inicialmente, eles seriam implantados na Casa de Custódia, Irmão Guido, Major César e Penitenciária Feminina.

De acordo com o secretário de estado da Saúde, Francisco Costa, os módulos contarão com acompanhamento de detentos com o objetivo de evitar que eles tenham algum surto.

Os gestores estudam também a possibilidade de construção de residências terapêuticas para esses pacientes com transtorno mental oriundo do sistema prisional, o que desafogaria os leitos do Hospital Areolino de Abreu. Atualmente o hospital conta com 60, de seu total de 160 leitos, destinados a pacientes prisionais com algum tipo de transtorno mental, o que têm dificultado a internação de outros pacientes. A previsão é que sejam construídas seis residências terapêuticas em todo o estado. O levantamento da origem desses pacientes já foi realizado. A maioria deles é oriunda de municípios como Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Valença do Piauí.

“As residências terapêuticas também serão destinadas a cuidar de pessoas com transtorno mental, egressos de hospitais psiquiátricos de longa permanência e que necessitam de internação”, disse o secretário.

Publicidade

As secretarias de Saúde e da Justiça pretendem trabalhar em conjunto para que seja possível realocar esses pacientes, em parceria com os municípios e com o apoio do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS