Connect with us

DESTAQUES

Mandante do assassinato de ex-prefeito é condenado após 26 anos no Piauí

Publicado

em

O réu Antônio Orlando da Silva foi condenado a 14 anos de reclusão, em regime fechado, por ser o mandante do homicídio qualificado contra César Augusto Leal Pinheiro, ex-prefeito do município de Altos, no Norte do Piauí. O acusado foi submetido ao Tribunal do Júri nessa quinta-feira (29), após 26 anos do crime.

O caso aconteceu em abril do ano de 1996. Antônio Orlando participou ativamente do assassinato de César Leal. O então gestor de Altos foi atacado no interior de sua própria residência e morto com quatro disparo de arma de fogo (revólver calibre “38”), efetuados por um pistoleiro conhecido como “Gordinho”. O autor foi contratado pelo réu pela quantia de R$ 50 mil.

Consta dos autos, que o condenado Antônio Orlando da Silva, que era vice-prefeito de Altos, ficou insatisfeito pelo fato da vítima ter negado-lhe alguns cargos na Administração Municipal e contactou um intermediário para assassinar a vítima. O réu acertou com ‘Gordinho’ a execução do ex-prefeito. Na época, após o assassinato, Antônio Orlando chegou a assumir o cargo de César Leal.

“Este crime à época dos fatos causou grande repercussão na sociedade de Altos, onde a população clamava por justiça em virtude da violência e da covardia do crime cometido”, avalia o promotor de Justiça João Malato, que teve a sua tese ministerial acatada na íntegra pelo Conselho de Sentença e conseguiu a condenação.

O autor dos disparos, Raimundo Nonato Alves da Silva, foi condenado no ano de 2019 a 18 anos e nove meses de prisão.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS