Connect with us

POLÍCIA

Operação Mercedez: 13 pessoas são indiciadas por estelionato no Piauí

Publicado

em

Treze pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil do Piauí na operação Mercedez, que desbaratou uma quadrilha que financiava carros de luxos com documentos falsos e também tinha atuação no ramo imobiliário. Os presos são acusados de estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa, receptação dolosa, receptação culposa e associação criminosa. O inquérito foi entregue à Justiça nesta sexta-feira (2) pelo delegado Matheus Zanatta, comandante da operação.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no total foram apreendidos 15 veículos, sendo na sua grande parte da marca Mercedes, uma BMW, uma Santa Fé clonada e uma IX35. Questionada pelo G1 sobre o nome dos indiciados, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí afirmou que não pode divulgar a identidade dos envolvidos.

Operação Mercedez
Um grupo de criminosos suspeito de praticar os crimes de estelionato, uso de documentos falsos, associação criminosa e falsidade ideológica contra concessionárias de veículos em Teresina foi preso pela polícia em setembro.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre). O esquema criminoso financiava veículos de luxo utilizando documentos de laranjas.

De acordo com a Polícia Civil, os carros de luxo avaliados em mais R$ 250 mil chegavam a ser vendidos por até R$ 30 mil. A operação é resultado de um mês de investigações da polícia. Segundo o delegado Menandro Pedro, o grupo agia em Teresina e chegava até mesmo a utilizar nomes de pessoas falecidas para financiar os veículos.

Publicidade

A Justiça do Piauí decretou no dia 23 de setembro a prisão preventiva da esposa do homem apontado na Operação Mercedes como chefe da quadrilha no Piauí e Maranhão. Segundo o delegado Menandro Pedro, ela foi encaminhada para a Penitenciária Feminina de Teresina.

Investigação Polícia Federal
O chefe da quadrilha que financiava veículos de luxo com documentos falsos no Piauí e Maranhão tem cinco registros com nomes diferentes no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativos. O delegado Matheus Zanatta, responsável pelo caso, revelou ao G1 que vai comunicar a Polícia Federal sobre o fato para que tudo seja investigado e o suspeito capturado.

“Durante a investigação nos causou estranheza o chefe do grupo criminoso ter todos estes nomes falsos com registros de CPF ativos. É preciso destacar que o documento é expedido por um órgão federal e atinge diretamente a União. Ainda não sabemos como ele conseguiu burlar o sistema e por isto vou acionar a Polícia Federal para investigar o fato”, declarou.

Suspeitos confirmaram envolvimento de grupo em fraudes de carros de luxo (Foto: Reprodução/Tv Clube)

Suspeitos confirmaram envolvimento de grupo em fraudes de carros de luxo (Foto: Reprodução/Tv Clube)

Compra de imóveis
A quadrilha também está sendo investigada pela atuação no ramo imobiliário. A  prisão do chefe do grupo e outro integrante do bando ocorreu, em setembro,  na cidade de Aquiraz, no Ceará.

“Eles foram encontrados em uma casa de padrão elevado, provavelmente adquirida com documentos falsos. Com a dupla encontramos documentos falsificados da aquisição de imóveis e carros, além de um pendrive e um computador, que serão periciados. Já destinei um outro delegado para investigar a atuação do grupo também no ramo imobiliário”, contou o delegado.

 

Publicidade

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS