Connect with us

POLÍCIA

Piauí registra 72 homicídios dolosos no mês de novembro

Publicado

em

Pelo menos 72 pessoas foram assassinadas no Piauí durante o mês de novembro passado. Foi o segundo maior número de homicídios dolosos já registrado no Estado em um período de 30 dias. Novembro só perde para o mês de agosto deste ano, quando foram registrados 73 assassinatos. Os números são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi).

Em números absolutos, o mês de novembro registrou 13 assassinatos a mais do que o mês anterior, outubro, cujo total foi de 59 delitos. Segundo o presidente do Sinpolpi,  Constantino Júnior, mais uma vez os  dados refletem a falta de investimentos em segurança pública no Estado. Faltam estrutura, pessoal e recursos para investimentos. “Enquanto as autoridades não levarem a segurança  a sério, como prioridade, a população vai padecer com o aumento da violência, não só contra a pessoa”, argumenta o sindicalista.

DADOS – Dos 72 assassinatos no Piauí em novembro, a maioria, mais uma vez aconteceu na capital com um total de 41 crimes. O restante (31) foi dividido entre os demais municípios do interior e litoral, sendo que depois de Teresina a cidade que mais registrou homicídios dolosos foi Parnaíba, com um total de quatro crimes. Em seguida aparece Floriano, com três crimes, dois dos quais tiveram com vítimas um jogador de futebol e o seu irmão, um policial da PM. Já nos casos de Parnaíba  estão uma empresária e um empresário mortos a tiros no Porto das Barcas.

MULHERES –  A pesquisa mostra também que no mês de novembro foram mortas sete mulheres no Estado. Em dois casos, as mortes estão ligadas a crimes passionais, segundo as primeiras informações passadas pela Polícia. Dentre os crimes que tiveram vítima, as representantes do sexo feminino há o caso de uma garota de programa morta a facadas na zona do meretrício do Centro  de Teresina.

IDADE – Com relação à idade das vítimas, a maioria, com 36 casos, tinha entre 22 e  46 anos. Quinze vítimas tinham até 21 anos  e 10 pessoas abatidas já tinham mais de 46 anos. Neste caso, há um crime que teve como vítima uma pessoa de 82 anos e uma outra com 74. Em 11 dos registros não foi possível identificar a idade das vítimas.

Publicidade

ARMAS – A maioria dos delitos foi praticada com arma de fogo com um total de 46 casos. Em seguida aparecem as vítimas de armas brancas com 19 casos seguido de paus e “outros casos” com cinco cada. Em dois dos crimes foi possível identificar  que a vítima foi abatida com três tipos de armas diferentes, o que demonstra a extrema violência.

ZONAS – A zona Sul de Teresina foi a mais violenta em novembro, registrando 19 assassinatos. Em seguida aparece a zona Norte, com 13 crimes, a Leste, com cinco, e a Sudeste, com quatro.  A pesquisa perfil dos homicídios dolosos do Piauí realizada pelo Sinpolpi é com base na divulgação dos delitos pelos meios de comunicação do Estado.

Fonte: Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS