Connect with us

POLÍCIA

Polícia detalha hierarquia em célula de facção suspeita de homicídios e tráfico de armas e drogas em Teresina

Publicado

em

A investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) detalhou a organização de uma célula de facção criminosa que atuava na Zona Sul de Teresina, alvo da Operação Fragmentação, na manhã desta terça-feira (5). O grupo é suspeito de pelo menos três assassinatos e outros crimes, como tráfico de drogas e venda de armas de fogo.

Nesta terça-feira (5), foram presas três pessoas e os policiais cumpriram três mandados contra homens que já se encontram em penitenciárias pelo Piauí. Um homem continua foragido.

De acordo como delegado Danúbio Dias, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as investigações contra o grupo começaram em setembro de 2020, quando um adolescente que seria membro de outra facção criminosa foi assassinado pelo grupo. O adolescente, José de Sousa Nascimento, faleceu em 19 de outubro, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A partir dessa investigação, os policiais descobriram a estrutura da célula da organização criminosa na Zona Sul, em que os membros se organizavam por hierarquia e por funções específicas (imagem abaixo).

Polícia Civil detalha hierarquia em célula de facção criminosa suspeita de homicídios na Zona Sul de Teresina — Foto: Polícia Civil do Piauí

Polícia Civil detalha hierarquia em célula de facção criminosa suspeita de homicídios na Zona Sul de Teresina — Foto: Polícia Civil do Piauí

Segundo o delegado Danúbio, abaixo da liderança estadual da organização criminosa, há pessoas que são responsáveis pela “Disciplina” do grupo. “Dentro da estrutura deles, tem um código de conduta deles, e tem os indivíduos que cobram o cumprimento”, comentou.

Publicidade

Abaixo deles na hierarquia da facção, havia pessoas responsáveis pela administração e tomada de decisões relacionadas aos crimes de tráfico de drogas e venda de armas. As três pessoas presas na manha desta quinta (5), duas mulheres e um homem, eram desse nível hierárquico.

Na base da pirâmide, havia os homens responsáveis pelo cometimento dos crimes violentos, que foram o foco da investigação. Eles se encontram presos no sistema prisional, com exceção de Janailton Sena Lima, que continua foragido.

A partir deles, os policiais perceberam como a facção se organizava. Acima de todos está a liderança estadual da facção criminosa, que segundo o delegado, também é investigada pela Polícia Civil.

Os alvos da operação Fragmentação nesta quinta-feira (5) foram:

  • um dos líderes de disciplina: Fernando Carvalho do Nascimento;
  • Três suspeitos de integrarem a administração da organização criminosa: Robert Miller Sousa, Gleiciane Regina Nascimento Silva e Adrielly Rocha Sena;
  • Dois suspeitos de serem os executores de crimes: Cléssio Gonçalves dos Santos e Wilton da Silva Barreto;
  • Um homem continua foragido. Ele é suspeito de ser um dos executores de crimes: Janaílton Sena Lima;

A operação recebeu o nome de “Fragmentação” porque, segundo o delegado, as investigações relacionadas à facção criminosa foram divididas entre as forças policiais. A operação desta terça-feira focou especificamente em uma célula da facção Primeiro Comando da Capital que atua na Zona Sul da capital.

Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em Teresina, Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI

Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em Teresina, Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI

De acordo com o delegado Danúbio, a investigação busca ainda confirmar que o grupo teria planejado e executado um assassinato em julho de 2020, no bairro Promorar.

Publicidade

“Nossa investigação focou nessas pessoas que praticavam os crimes violentos. Descobrimos que a pessoa que eles assassinaram era de outra facção, e eles conseguiram rastrear essa pessoa, descobrir a localização dele e em julho do ano passado, conseguiram o veículo, as armas de fogo e o executaram”, contou o delegado.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS