Connect with us

POLÍCIA

Sindicato aponta 101 homicídios nos dois primeiros meses de 2014 no Piauí

Publicado

em

Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) mostrou que nos dois primeiros meses de 2014 foram registrados 101 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no estado. Os dados mostram que no mês de janeiro foram mortas 55 pessoas e em fevereiro 46 foram assassinadas.

Segundo Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi, nos primeiros dois meses de 2014 foram registrados os assassinatos de 10 mulheres, sendo sete em fevereiro e três em janeiro. Um dos casos foi o de um corpo feminino encontrado esquartejado e que a polícia não conseguiu identificar a vítima e desvendar o crime. “Os policiais estão sobrecarregados. São muitos casos para investigar com poucos policiais. Temos um déficit muito grande no estado”, contou Ribeiro.

Ainda segundo o presidente do sindicato, outro dado estarrecedor é o grande número de moradores de rua assassinados neste ano, em um total de quatro casos, três deles registrados em janeiro. “Com relação a ocupação das vítimas, continua muito alto o índice de pessoas que tinha débito com a Justiça e ou envolvimento com drogas e assaltos. Pelo menos 27 pessoas eram ex-detentos, ex-internos, detentos, assaltantes ou traficantes, entre as 101 pessoas mortas em janeiro e fevereiro no Piauí”, relatou o sindicalista.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, James Guerra, reconhece que houve um aumento no número de mortes violentas e que a Secretária de Segurança até essa quarta-feira (26) convocará 208 novos policiais aprovados no último concurso. “O mês de janeiro foi bem atípico e podemos perceber um aumento no número de homicídio. A polícia tem traçado estratégias e estaremos convocando novos policiais para tentar coibir os crimes no estado”, explicou James.

Dos assassinatos, conforme os dados da pesquisa, mais da metade foram cometidos por arma de fogo. Os casos praticados com armas brancas aparecem em segundo lugar e estão aumentando os crimes praticados por outros instrumentos, como pau, pedra, cordas, dentre outros.

Fonte: G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS