POLÍCIA

Sistema penitenciário tem quinta fuga em dois meses no Piauí

Publicado

em

O sistema penitenciário piauiense registrou a quinta fuga em dois meses. Na madrugada de quarta para quinta-feira (2) três detentos deixaram a Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus, no sul do Piauí enquanto aguardavam a instauração de inquérito disciplinar. Ao todo, já são 46 presos que fugiram do sistema prisional somente nos dois primeiros meses de 2017.

Segundo Kleiton Holanda, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a falta de equipamentos de segurança foi um dos motivos que facilitou a saída dos presos. “Foi na madrugada de quarta para quinta em que eles estavam na triagem e eles conseguiram fugir”, contou o diretor lembrando que em Outubro houve uma fuga na unidade em que 13 detentos deixaram a unidade.

O diretor explica que o presos, um do Piauí, outro do Rio Grande do Sul e outro do Ceará; não tiveram dificuldades de deixar a penitenciária. “Eles saltaram o muro da unidade sem dificuldades, já que não havia cerca elétrica, nem sensor de presença”, afirmou. O presos estavam na triagem porque cometeram infrações disciplinares. “Não houve tempo para punição porque antes da instauração do inquérito disciplinar eles fugiram”, afirmou.

De acordo com o Sinpoljuspi 46 presos já fugiram em 2017, em cinco episódios. 11 presos fugiram em Esperantina, 28 na Penitenciária Irmão Guido, 4 na Casa de Custódia e 3 em Bom Jesus. “Na Major César já houveram 75 fugas somente neste ano. A secretaria de Justiça perdeu a capacidade de administrar o sistema prisional. Os números de fuga neste ano estão muito superiores aos do ano passado”, ressaltou o diretor.

Em nota a Secretaria de Justiça diz que iniciou as buscas, bem como a investigação sobre em que circunstâncias ocorreram.

Publicidade

G1

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile