Connect with us

POLÍCIA

Suspeito de liderar facção é solto seis dias depois de prisão e rompe tornozeleira eletrônica no Piauí

Publicado

em

Um homem apontado como líder da facção criminosa conhecida como ‘Bonde dos 40’, preso no dia 16 de setembro em Teresina, foi posto em liberdade seis dias depois. A Justiça determinou que ele fosse monitorado, mas segundo a Secretaria de Justiça, ele rompeu a tornozeleira eletrônica minutos depois de sair da Cadeia Pública de Altos. (Leia a nota da Sejus no fim da matéria).

Laércio Augusto Dias, de 22 anos, foi preso com a namorada durante uma operação das polícias do Piauí e do Maranhão na semana passada. O suspeito foi preso em flagrante em um condomínio na Zona Sudeste de Teresina. Com o casal foram apreendidos uma arma de fogo, cerca de R$ 30 mil e um automóvel.

Ainda na operação, os policiais cumpriram um mandado de prisão contra o Laércio pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, expedido pela Justiça de Timon (MA).

Armas e dinheiro encontrados com Laercio Augusto Dias durante a prisão em Teresina. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Armas e dinheiro encontrados com Laercio Augusto Dias durante a prisão em Teresina. — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na decisão do pedido de habeas corpus, o desembargador Pedro de Alcântara, do Tribunal de Justiça do Piauí, entendeu que a posse ilegal da arma de fogo que foi apreendida durante a prisão de Laércio não era fundamento suficiente para a prisão preventiva. O Ministério Público havia se manifestado em favor da conversão da prisão em medidas cautelares.

Segundo a Sejus, Laércio estava na Cadeia Pública de Altos e foi posto em liberdade nessa terça-feira (22) por um habeas corpus e com a determinação judicial para o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, minutos depois da sua soltura, o sistema de monitoramento eletrônico identificou que ele havia rompido o aparelho e agora é considerado foragido.

Publicidade

Alvo de tiroteio em bar de Timon

Bar onde ocorreu o tiroteio fica na zona rural de Timon (MA) — Foto: Reprodução/TV Clube

Bar onde ocorreu o tiroteio fica na zona rural de Timon (MA) — Foto: Reprodução/TV Clube

O juiz Valdemir Ferreira Santos, que decretou a prisão preventiva de Laércio, escreveu na decisão que ele seria o alvo dos criminosos que dispararam mais de 50 tiros em um bar no povoado Piranhas, em Timon, no dia 1 de agosto de 2020.

No tiroteio foram mortos Camila Gabriely Lopes Oliveira, 30 anos, e Carlos Eduardo dos Santos Valadão de 23 anos, e três pessoas ficaram feridas. As vítimas, segundo a Polícia Civil do Maranhão, foram atingidas por balas perdidas.

O juiz escreveu ainda que Laércio teria se tornado o comandante de um esquema de tráfico de drogas e da facção Bonde dos 40 em Timon depois da prisão de Leonardo Oliveira, conhecido como Leo Gordinho, primo de Laércio, ainda em fevereiro de 2017.

“Como líder da facção criminosa, Laércio passou a ser suspeito envolvido na escalada da violência, pertinentes a crimes de homicídios que vem ocorrendo nesta cidade de Timon e com suspeitas de que são decorrentes de guerra disputa entre facções rivais conhecidas por BONDE DOS 40 e PCC (Primeiro Comando da Capital)”, escreve o juiz.

Segundo o juiz, Laércio Augusto tem pelo menos 11 atos infracionais por homicídio qualificado, roubou majorado, tráfico de drogas, porte de arma, crime de trânsito e ameaça. Ele também foi condenado, no dia 14 de setembro deste ano, a seis anos de reclusão e ao pagamento de 50 dias-multa pelos crimes de roubo majorado e corrupção de menor, mas foi mantido em liberdade provisória para fins de recursos.

Publicidade

Leia abaixo a nota da Secretaria de Justiça:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que a soltura do preso Laércio Augusto Oliveira Dias, ocorrida nessa terça-feira (22), deu-se mediante alvará de soltura expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí. A soltura se deu após uma certidão do Judiciário ser emitida à unidade penal, declarando que o preso não teria nenhum mandado de prisão em aberto. Após a soltura, mediante uso de tornozeleira eletrônica, o preso rompeu o aparelho e se encontra, até o momento, foragido.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS