POLÍTICA

Alepi vai adotar votação em sistema híbrido durante reforma de gabinetes

Publicado

em

Os deputados membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí se reuniram, hoje (07), e decidiram que a votação em sistema híbrido, com parte dos parlamentes participante de forma presencial no plenário, e parte votando por meio de aplicativo, deve ser utilizada até o mês de setembro, quando deve chegar ao fim a reforma do setor que abriga os gabinetes dos deputados na Alepi.

A reforma foi iniciada no mês de fevereiro, a previsão inicial era que as obras durariam cerca de três meses.

“Os membros decidiram que enquanto os gabinetes estiverem em reforma nós vamos permanecer no regime de votação hibrido. Após a entrega dos gabinetes, que deve acontecer até setembro, nós vamos definir o quantitativo de presenças remotas que poderá ser realizado por cada parlamentar”, disse Franzé.

Para o presidente da Alepi, a implantação da votação por meio de aplicativo também dará mobilidade aos parlamentares para trabalhar suas bases nas eleições deste ano, momento em que os deputados já preparam o terreno para a eleição de 2026.

“A eleição de quem vai concorrer a um cargo ao nível estadual ou federal passa pela eleição municipal. Não é a toa que tivemos a preocupação de implantar o sistema híbrido, porque os deputados e deputadas estarão nas suas bases, assim como os deputados federais e a eleição municipal não pode atrapalhar os trabalhos nesta casa”, finalizou.

Publicidade

Fonte: Cidade Verdede

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile