Connect with us

POLÍTICA

Alepi votará decretos de calamidade de Picos e mais 83 municípios na terça (05)

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Piauí, através de sessão plenária virtual, deve votar na próxima terça-feira (05) a homologação dos decretos de calamidade pública pedidos por Picos e mais 83 municípios do estado. As Câmaras Municipais de algumas dessas cidades já aprovaram os decretos e estes também foram homologados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do legislativo estadual, podendo ir para a apreciação de todos os 30 parlamentares.

A homologação do decreto permitirá uma flexibilização dos gastos dos municípios nessa época de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, tornando menos rigoroso o estabelecimento de limites para as despesas públicas.

Destaca-se que os municípios serão obrigados a criar comissões de fiscalização com participação de vereadores de oposição. A Assembleia vai ter também uma comissão ao lado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) acompanhando as ações dos prefeitos que tiveram o decreto aprovado.

A Câmara Municipal de Picos aprovou o decreto de calamidade pública em sessão plenária realizada no dia 16 de abril. O decreto foi emitido pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT) em 24 de março.

Municípios que protocolaram pedidos de homologação do decreto de estado de calamidade pública

Publicidade

Boletim do Sertão

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS