POLÍTICA

Após desastre ambiental, Teresa Britto pede embargo da 2ª fase da obra de parque solar no Sul do Piauí

Publicado

em

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (9), a deputada estadual Teresa Britto (PV) defendeu o embargo da segunda fase da obra do parque solar, da empresa Enel Green Power, após o rompimento de bacias de contenção do entorno do Parque Solar de São Gonçalo do Gurgueia, município situado a 798 quilômetros de Teresina, no Sul do Piauí.

Os desastres causaram, segundo moradores da região, prejuízos ambientais como assoreamento do Rio Gurgueia, destruição de pontes, estradas, devastação de plantações e morte de animais. Segundo dados divulgados pela empresa, 21 famílias foram prejudicadas com o rompimento das bacias de contenção, em especial, nas localidades Buritizinho e Macacos.

A deputada criticou a empresa pela negligência em relação aos impactos causados na região, e cobrou do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), uma multa à empresa.

“É lamentável a inércia da empresa em tomar as providências necessárias, principalmente em apoio às famílias afetadas, assim como ao descaso do Estado em multar e fiscalizar as ações da empresa. Queremos o embargo da segunda fase da obra e vamos acompanhar de perto essa situação”, frisa a parlamentar.

Teresa Britto requereu, ainda, a realização de uma audiência pública em São Gonçalo do Gurgueia para avaliar a situação do desastre e ouvir as partes envolvidas para propor medidas emergenciais.

Publicidade

Fonte: Ascom


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile