Connect with us

POLÍTICA

Bolsonaro diz que Petrobras precisa de ‘alguém mais profissional’

Publicado

em

Após demitir Silva e Luna da Presidência da Petrobras e ver dois indicados desistirem dos cargos, o presidente Jair Bolsonaro avaliou, nesta segunda-feira (11), que o comando da estatal precisa de “alguém mais profissional” e reconheceu os desgastes provocados pelo aumento dos combustíveis e pelas trocas de comando na empresa.

“Um dos motivos principais [da troca] é [ter] alguém mais profissional lá dentro, para poder dar transparência. A Petrobras não usa seu marketing, ela não fala”, disse. “Tudo cai no meu colo na questão da Petrobras. Eu não apito nada e cai no meu colo, e, obviamente, é um ponto de desgaste enorme para mim”, acrescentou.

Silva e Luna foi demitido do comando da estatal no fim de março, em meio ao aumento do preço dos combustíveis e às críticas feitas por Bolsonaro à política de preços da Petrobras.

A empresa adota o modelo PPI (Preço de Paridade Internacional), o que faz com que o preço de gasolina, etanol e diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.

Depois, o governo indicou o economista Adriano Pires para chefiar a estatal, mas ele desistiu de assumir o cargo após questionamentos sobre conflito de interesses. O consultor é diretor-fundador do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), consultoria que diz ser uma das cem mais influentes do Brasil no setor de energia e referência no setor de infraestrutura.

Publicidade

A desistência de Pires ocorreu na esteira da indicação de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, para o Conselho de Administração da Petrobras – ele também renunciou à indicação.

Na sequência, o governo indicou José Mauro Ferreira Coelho para a presidência. O nome precisa ser referendando na assembleia-geral da Petrobras, prevista para esta quinta-feira (13) – o governo tem a maioria das ações, e o nome deve ser confirmado.

Mauro é ex-secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia e já atuou como diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE. Ele é bacharel em química industrial, mestre em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte: R7 | Foto: Alan Santos/PR

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS