Connect with us

Jaicós

Bosquinho quer retorno da Operação Carro-Pipa em Jaicós e aumento no número de carradas de água distribuídas

Publicado

em

Em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Jaicós, presidida pelo vereador Ednaldo Santana, dois requerimentos de autoria do vereador João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho, foram aprovados.

No primeiro, Bosquinho solicitou ao Coronel do 25° Batalhão de Caçadores, Márcio Viera Costa, a revogação da suspensão da execução do programa de abastecimento de água, através da Operação Carro-Pipa no município de Jaicós.

No requerimento também é solicitada a suplementação do número altíssimo de carradas de água potável que fora reduzido do município de Jaicós nos últimos anos, considerando que atualmente o município detém de aproximadamente 2 mil cisternas e menos de 20% destas são atendidas por algum programa de combate à seca.

“O município de Jaicós teve o número de carradas de água diminuídas de 778 em 2017, para 392 carradas até maio/2018; uma previsão de 322 carradas para o mês de junho/2018 e uma diminuição drástica em 2019, porém os serviços foram totalmente suspensos pelo exército” justificou o vereador.

Bosquinho disse que é inaceitável a suspensão do serviço, considerando os problemas de abastecimento enfrentados pelo município. “O município de Jaicós passa por dificuldades com relação a abastecimento de água, e é inaceitável a suspensão dos carros pipas que fazem essa distribuição, ou seja, o município deveria ser contemplado por mais serviços desse tipo e não ter os serviços suspensos” destacou.

Publicidade

Em outro requerimento, Bosquinho solicitou ao Deputado Federal Flávio Rodrigues Nogueira, a destinação por Emenda Parlamentar via Ministério da Saúde, destinando recursos para construção, implantação e instalação de um Posto de Saúde/Unidade de Apoio, na localidade Lagoa do Sabino, zona rural do município de Jaicós.

Segundo o vereador a região da Lagoa do Sabino compreende um total de 500 famílias que irão se beneficiar com a construção do Posto de Saúde. “A implantação e instalação da Unidade Básica de Saúde – UBS, visa promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades” justificou.

Ele ainda destacou que a Unidade Básica de Saúde – UBS- é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS