Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Massapê do Piauí aprova um Projeto de Lei e seis Requerimentos

Publicado

em

A Câmara de Massapê do Piauí realizou na noite desta terça-feira, 14 de setembro, mais uma sessão ordinária, conduzida pela presidente da mesa diretora da Casa Legislativa, Remédios Carvalho – Progressistas.

Durante a sessão legislativa foram apreciados, votados e aprovados pelos vereadores um Projeto de Lei e seis Requerimentos.

O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, abre no orçamento vigente crédito adicional especial no valor de R$ 764. 091.86, que será distribuído nas Secretarias Municipais de Obras e da Juventude, Esporte e Lazer.

Dos Requerimentos aprovados, quatro são de autoria do vereador José Duruteu de Barros Filho, o Filô (Progressistas), solicitando melhorias para o município. Os Requerimentos são direcionados ao prefeito, Rivaldo Carvalho e ao secretário de Obras, Nivaldo Carvalho.

No documento de nº 01\2021, o vereador solicitou o piçarramento do ramal que interliga Manaíba ao povoado Porteiras.

Segundo Filô, é de conhecimento de todos, a necessidade da requisição do piçarramento com bueiros, do ramal das referidas localidades, pois trata-se de comunidades povoadas e com difícil acessibilidade no período chuvoso. “Deste modo pedimos ao Poder Executivo Municipal que viabilize o encaminhamento de tal solicitação. Entendemos ser de grande relevância para aquelas comunidades rurais do município, que depende das estradas vicinais para se locomover”, disse.

Na segunda propositura, o parlamentar reivindicou  a construção de uma quadra poliesportiva para o povoado Peixe. Em outro Requerimento, o vereador solicitou, também, a construção de uma quadra poliesportiva no povoado Porteiras.

Publicidade

Para o vereador, a construção das quadras nas referidas localidades, retrata um diferencial no tocante a oportunidade de práticas esportivas para crianças, jovens e adultos daquelas comunidades, a qual conduzirá aqueles moradores a uma melhor qualidade de vida e bem-estar, além de ser um espaço para diversas outras atividades de interesse público, visto que o esporte se destaca como um elemento importante de integração social.

Em seu último Requerimento, o vereador pediu ao prefeito municipal, esforços no sentido da aquisição de uma ambulância para o povoado Porteiras, zona rural do município.

Conforme o parlamentar, a ambulância é uma necessidade substancial para o povoado, tendo que ser adaptada e com capacidade para transportar pessoas e equipamentos necessários para o atendimento de pessoas feridas e com traumas. “A aquisição deste equipamento vai atender as demandas do povo de Porteiras, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de serviços de área da saúde, gerando assim mais qualidade de vida para nossa comunidade e localidades vizinhas”, explicou.

Também foi aprovado um Requerimento da vereadora Josuene de Carvalho Santos (MDB), solicitando ao prefeito e a Secretaria de Obras, a construção de redutores de velocidade na localidade Peixe.

Segundo especificou a vereadora, os redutores de velocidade(quebra-molas), devem ser implantados em frente as residências de José Bertoldo dos Reis e Eronildes José dos Reis, e em frente ao posto de saúde, onde dá acesso a entrada das crianças para a escola José Rodrigues Coutinho.

De acordo com a parlamentar, os locais são de grande movimento de veículos, e por não ter lombadas ou redutores de velocidade, os mesmos trafegam em alta velocidade, colocando em risco a vida de pedestres e moradores dos locais.

Um outro Requirimento, solicitado em conjunto pelos vereadores Josuene Carvalho, Gracias Leite e Ozeas Gomes, foi aprovado. O documento é direcionado ao prefeito Rivaldo Carvalho Costa e a Secretaria Municipal da Saúde.

Eles revindicaram serviços considerados essenciais na Unidade Básica de Saúde do povoado Porteiras, como a conclusão com equipamentos do consultório odontológico; sala de fisioterapia; disponibilidade de medicamentos na farmácia básica; instalação de TV; aquisição de 04 cadeiras; 02 ventiladores de parede para a recepção e corredor; materiais hospitalares e de limpeza.

Conforme os vereadores a solicitação considera que as unidades de saúde, são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde- SUS, e de comunicação de toda a rede de Atenção á Saúde.

Publicidade

Dentre outros pontos, considera ainda, a necessidade de ampliar a oferta básica e integral, criar apoio às equipes de saúde da família e, ainda, melhorar a qualidade do equipamentos. O documento ainda cita a reivindicação com urgência, promovendo o atendimento da população local para o seu bem estar e conforto dos usuários do sistema público de saúde.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS