Connect with us

POLÍTICA

Câmara vai instalar CPI para cassar prefeito acusado de matar a esposa

Publicado

em

A Câmara Municipal de Lagoa do Sítio, a 220km de Teresina, vai instalar uma Comissão Processante para cassar o mandato do prefeito da cidade, Zé Simão (PT), acusado pela Polícia de ser o autor da morte da própria esposa, a 1ª dama da cidade, com um tiro na nuca na noite do dia, enquanto esta dormia na casa do casal.

José Simão está preso em Teresina na Delegacia da Polinter, porque, enquanto prefeito tem direito a prisão especial. Se perder o mandato será posto na Casa de custódia e, após o julgamento, se condenado, vai para uma penitenciária do sistema prisional do Estado como preso comum. A informação é do vereador Gilvan João de Araújo (PROS).

LICENÇA
Nesta 6ª feira, a Câmara se reúne as 18h, para apreciar um pedido de 30 dias de licença do prefeito. No documento enviado ao parlamento, Zé Simão cita o art. 21 do regimento da casa e o art. 66, inciso 33 da Lei Orgânica do Município.

COMPOSIÇÃO
A Câmara de Lagoa do sítio tem nove vereadores. O prefeito tem maioria, pois, conta com 3 do PT e, 2 do PTB. A oposição tem 3 do PSB e um do PROS. O presidente é Francisco Itamar dos Reis(PT). Na casa tem um vereador que já foi prefeito. É Antônio da Silva Reis(PSB), que foi afastado do cargo por improbidade em 2002.

VAI NEGAR
Os vereadores, inclusive os do PT estão decididos a negar o pedido de licença do prefeito e instalar uma Comissão Processante para cassar o seu mandato. Ele deverá ser afastado do cargo enquanto durar a Comissão por um prazo de 180 dias.

Publicidade

QUEM ASSUME
Enquanto durar a Comissão Processante, o prefeito ficará afastado para se defender. Nesse período, a prefeitura ficará sob o comando do vice-prefeito Antônio Benedito de Moura (Solidariedade) que já está rompido com o prefeito desde o ano passado.

Fonte: 180graus/Pedro Alcântara

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS