Connect with us

POLÍTICA

Candidatos ao Governo do Piauí discutem propostas em debate

Publicado

em

Os candidatos ao Governo do Estado do Piauí participam na tarde desta segunda-feira (03) do primeiro debate realizado pela TV Cidade Verde das eleições 2018. Elmano Férrer, Wellington Dias, Valter Alencar, Dr. Pessoa, Luciano Nunes, Fábio Sérvio e Sueli Rodrigues confrontam ideias com propostas ao eleitorado nos 224 municípios piauienses.

Educação

Logo no primeiro bloco do debate o candidato Fábio Sérvio (PSL) pediu que o senador licenciado e candidato pelo Podemos, Elmano Férrer, avaliasse a Educação do Piauí e apresentasse suas propostas. Férrer disse que a Educação do estado “não está sendo bem avaliada pela população haja vista a falta de valorização da pessoa mais importante na educação, que é o professor”.

Na ocasião Elmano disse que caso seja eleito a “primeira coisa” que irá fazer será “valorizar os professores”, dar “instalações dignas” nas unidades escolares e criticou o modo como atualmente os gestores são escolhidos. Caso eleito, Elmano disse que colocaria na Secretaria de Educação (SEDUC) uma “pessoa com capacidade”.

Fábio Sérvio também criticou as indicações políticas, sobretudo nas unidades escolares do interior do estado e afirmou que vai combater a corrupção. “Vou combater a corrupção, as indicações políticas, tem mais gente trabalhando administrativamente nas escolas do que professores e a maioria são substitutos”, disse.

Publicidade

Saúde

Na área da Saúde a candidata pelo PSOL, Sueli Rodrigues, avaliou que temos um “bom Sistema Único de Saúde (SUS)” mas que não dá para “continuar concentrando em Teresina”. Luciano Nunes (PSDB) concordou afirmando que “Teresina está carregando a Saúde Pública do estado do Piauí nas costas”.

O tucano fez duras críticas ao atual governo e afirmou que “as pessoas que precisam de Saúde Pública no Piauí têm que vender o que tem para poder escapar aqui em Teresina”. Para resolver a situação, Luciano pretende construir hospitais de urgência em Picos, Bom Jesus, Floriano e Parnaíba.

Já o Dr. Pessoa afirmou que “saúde se faz com ações primárias” e afirmou que vai “regionalizar em sete segmentos que tenham poder de resolutividade e poder administrativo e econômico”.

Segurança Pública

Publicidade

Em dado momento o candidato Valter Alencar (PSC) questionou as propostas de Luciano Nunes (PSDB) sobre a Segurança Pública. O tucano iniciou sua fala dizendo que a “Segurança Pública está sucateada” e afirmou que o Ronda Cidadão, implantado no governo Wilson Martins, voltaria caso ele seja eleito governador.

Além disso o tucano disse que é preciso fazer concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e investir em viaturas, munição e inteligência. Luciano disse ainda que vai “acabar com essa história de politicagem na gestão”.

“Vamos reestruturar a segurança pública do estado do PIAUÍ com gestão pública eficiente, gestão moderna, com planejamento, cobrando resultados”, afirmou o tucano.

O candidato Valter Alencar criticou a falta delegacias no interior do estado e disse que irá “implementar uma política com estrutura, irei dar capacitação, implementar laboratório s ter uma polícia”

Infraestrutura

Publicidade

O candidato à reeleição Wellington Dias questionou como Dr. Pessoa, caso eleito, vai tratar a Comunicação para fomentar a estrutura do estado. O médico criticou o valor gasto com publicidade e disse que essa área não será prioridade em sua gestão. “Vamos trabalhar olhando a economia de modo geral mas não priorizando a comunicação na minha administração”, afirmou Pessoa.

Wellington citou uma Parceria Público-Privada que garantiu “5 mil quilômetros de fibra ótica para permitir maior velocidade” e que segundo ele “vai melhorar as comunicações de todo o setor público-privado”, ajudando a desenvolver as potencialidades do estado. O petista também explicou o emprego de verbas para publicidade.

“A comunicação tem sim uma parte relacionada ao governo, que é a publicidade e assim trabalhamos campanha de vacinação, de combate à dengue, incêndios. De acordo com as necessidades e interesses do povo”, afirmou Wellington.

Elmano Férrer no debate da TV Cidade Verde

Valter Alencar e Wellington Dias

Dr. Pessoa, Valter Alencar e Wellington Dias

Luciano Nunes no debate da TV Cidade Verde

Sueli Rodrigues no debate da TV Cidade Verde

 

 

Publicidade

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS