Connect with us

POLÍTICA

Candidaturas de Lourdes Melo e do vice Cloves José (PCO) são indeferidas pelo TRE-PI

Publicado

em

Os candidatos ao governo e a vice pelo PCO, Lourdes Melo e Cloves José, tiveram as candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nesta segunda-feira (27). Os registros foram indeferidos por causa da perda de prazo para a substituição do candidato a vice-governador.

O g1 entrou em contato com os candidatos, mas ainda não obteve retorno.

A chapa trocou o nome do vice por três vezes durante o processo eleitoral. O primeiro nome foi de Ronaldo Soares, que renunciou no dia 31 de agosto e homologado pelo TRE no dia 10 de setembro, já a segunda candidata a vice foi Grazielle Alves que renunciou no dia 12 de setembro e a renúncia foi homologada no mesmo pelo Tribunal. A data era o último dia para registro de um novo substituto, visto que a Lei Eleitoral determina que essas alterações ocorram até 20 dias antes do pleito eleitoral.

No entanto, o registro de candidatura de Cloves José dos Santos só aconteceu na madrugada do dia 13 de setembro, que segundo o Tribunal já estava fora do prazo.

“O atraso se deve única e exclusivamente ao candidato pelo PCO. E mesmo num primeiro momento demos o parecer pelo deferimento da candidatura ao governo, pela unicidade da chapa, o Ministério Público entende que tem de ser indeferido também”, explicou o procurador regional Eleitoral, Marco Túlio Caminha.

Publicidade

A relatora do processo a juíza Lucicleide também votou pelo indeferimento, argumentando que não houve atraso do tribunal e ainda um zelo por parte da equipe de verificar se havia falha no sistema, o que não aconteceu. Mesmo a ata de convenção do partido ter ocorrido ainda pela manhã do dia 12, a candidatura só chegou ao sistema Candex, nas primeiras horas do dia 13 e, portanto, fora do prazo.

Os candidatos têm três dias para recorrer da decisão.

Plenário do TRE do Piauí durante votação  — Foto: Reprodução

Plenário do TRE do Piauí durante votação — Foto: Reprodução

Fonte e foto: G1 Piauí

Facebook

MAIS ACESSADAS