POLÍTICA

CCJ aprova diretrizes em favor de estudantes com altas habilidades

Publicado

em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou na reunião da terça-feira (28) projeto de lei que estabelece diretrizes para implantação de políticas públicas estaduais destinadas ao desenvolvimento das potencialidades de estudantes com altas habilidades/superdotação na rede de ensino pública.

O autor da matéria, deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), diz que o objetivo é facilitar o desenvolvimento pleno dessas pessoas. “Estudos indicam que a identificação precoce das altas habilidades ou superdotação contribui para o desenvolvimento de suas capacidades. […] Mas um diagnóstico incorreto dessa situação pode impactar negativamente não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também emocional do educando”, explica.

A proposta é que sejam elaboradas algumas ações, como capacitar profissionais da rede de ensino pública para identificar e trabalhar com esses estudantes; encaminhá-los para atendimento em ambiente apropriado para o desenvolvimento de suas potencialidades; e aumentar a oferta de atendimento público por meio de ações articuladas de diversos setores.

O relator da matéria na CCJ foi o parlamentar Ziza Carvalho (MDB). Agora a proposição segue para ser analisada na Comissão de Saúde, Educação e Cultura; caso aprovada, deverá ser votada em Plenário.

Fonte: Cidade Verde/Com informações da CCJ

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile