Connect with us

POLÍTICA

Cientista político prevê vitória de Wellington Dias, e chances para Elmano

Publicado

em

[ad#336×280] Doutor em Ciência Política, embarcando para um pós-doutorado na Alemanha, o cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Cléber de Deus, acredita que a disputa para governador está liquidada em favor do senador Wellington Dias (PT). Segundo Cléber de Deus, dificilmente o pré-candidato petista a governador será derrotado, a não ser que aconteça um desastre político, um fato capaz de transformar completamente a atual conjuntura.

Fazendo uma comparação com o universo esportivo, o cientista acrescentou ainda que o senador do PT pode inclusive ganhar por WO, expressão atribuída à vitória de uma equipe, em função da ausência da adversária. Segundo Cléber de Deus, Wellington Dias ainda não tem um adversário, pois o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) desistiu de sua pré-candidatura ao Palácio de Karnak.

A avaliação do intelectual leva em consideração que o governador Antônio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho, atual pré-candidato governista, ainda está em processo de consolidação de sua candidatura. Essa condição, portanto, não configuraria uma candidatura para fazer frente à performance eleitoral do pré-candidato petista. Ainda de acordo com o cientista, Wellington Dias precisa ter cuidado com a eleição presidencial.

Atrelamento perigoso

Segundo Cléber de Deus, é necessário que seja bem trabalhado o atrelamento da candidatura de Wellington Dias à da presidenta Dilma Rousseff à reeleição, considerando o fato de que a petista está, sim, enfrentando sérias dificuldades políticas. “Ele precisa ter cuidado com esse atrelamento”, disse o cientista em relação a Wellington Dias e sua relação com a candidatura da presidenta, que hoje enfrenta níveis crescentes de desaprovação relacionada ao seu governo.

Publicidade

O intelectual advertiu para o perigo de o PT sustentar, nesta campanha, um discurso classista, dividindo a sociedade entre pobres e ricos, o que seria inadequado, já que o eleitorado escolarizado de alta renda, o chamado eleitor sofisticado, sempre foi contrário ao governo. Ele lembra que este tipo de eleitor foi contra todos os governos, inclusive os de Fernando Collor de Mello, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. “É um discurso bobo, não faz sentido.”

Elmano tem chances

Quanto à disputa para o Senado, envolvendo principalmente os pré-candidatos Wilson Martins e Elmano Férrer, Cléber de Deus avalia que o ex-prefeito tem chances reais de ser eleito, desde que tenha a seu dispor toda a estrutura política do senador João Vicente Claudino (PTB). “JVC tem uma penetração estadual bem maior do que Elmano”, avaliou. “Elmano tem uma penetração forte na capital, mas depende do comportamento das lideranças no interior”, acrescentou.

“Elmano pode vir a crescer se essa estrutura de campanha trabalhar em favor dele.” Em relação à candidatura do ex-governador Wilson Martins o cientista entende que foi prejudicada pela ruptura da coligação governista, no momento em que Marcelo Castro desistiu de candidatar-se ao Palácio de Karnak. “O Wilson perde com isso”, avaliou o intelectual, observando, por outro lado, que o quadro ainda está muito prematuro. “Temos que aguardar até o final de julho.”

Fonte: Capital Teresina

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS