Connect with us

POLÍTICA

Cláusula de barreira afeta três deputados no Piauí

Publicado

em

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), dos 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 21 superaram a cláusula de barreira nas eleições de 2018. Esses partidos terão acesso aos recursos do fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito. Dos 30 partidos que elegeram parlamentares, nove não atingiram a cláusula de barreira: PCdoB, REDE, PATRI, PHS, PRP, PMN, PTC, PPL e DC. Não elegeram parlamentares e também não atingiram a cláusula de barreira: PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.

Na Assembleia Legislativa do Piauí, dois parlamentares reeleitos neste ano estão em siglas barradas pela cláusula: Evaldo Gomes (PTC) e Fernando Monteiro (PRTB). Já na Câmara, identifica-se Dra. Marina, que também é do PTC.

No caso específico do PTC já se estuda a fusão com o Patriota para que as siglas não fiquem desassistidos de recursos e tempo de divulgação.

A cláusula de barreira também desperta a atenção na Câmara Municipal de Teresina, onde seis parlamentares estão filiados a legendas que não obtiveram os requisitos mínimos exigidos pela lei eleitoral, são eles: Neto do Angelim (DC), que já anunciou a desfiliação da legenda; Enzo Samuel (PC do B), Gustavo Gaioso (PTC), Caio Bucar (PRTB), Pedro Fernandes (PRP) e Cida Santiago (PHS).

Fonte: JornalMN

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS