Connect with us

POLÍTICA

Com W. Dias, prefeitos do Piauí e do Nordeste reivindicam melhorias em carta ao Governo Federal

Publicado

em

Nesta segunda-feira (18/03), prefeitos do Piauí e de outras cidades do Nordeste participam de uma reunião técnica na Associação Piauiense de Municípios (APPM). Esse é o primeiro encontro de Associações Municipais do Nordeste em Teresina. Lá, eles defendem a proposta do Pacto Federativo e do repasse de recursos ainda não entregues pela União.

Segundo o governador Wellington Dias, o objetivo é discutir e unificar em uma só pauta as reais necessidades dos municípios. Os prefeitos vão discutir, por exemplo, a proposta do presidente Bolsonaro (PSL) que descentraliza os programas de saúde e OS royalties de Petróleo , que nunca foram recebidos e estão parados há seis anos no STF. Eles também querem receber os 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de setembro.

“Há um grande volume de recursos que estados e municípios do Nordeste devem receber da União e estão retidos. Estamos trabalhando para que a Câmara e o Senado possam votar alguns projetos a nosso favor”, disse o governador.

Ao fim do evento, os representantes elaboraram uma “Carta de Teresina”. Esse documento tem as principais reivindicações dos estados nordestinos ao Governo Federal. O plano é entregá-lo na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro nacional acontece na primeira semana de abril.

Para Jonas Moura, presidente da APPM, a carta busca fortalecer as pautas prioritárias para o Nordeste.

Publicidade

“Queremos, com isso, levar até o governo federal as reivindicações e expectativas dos prefeitos nordestinos, que lutam por melhores condições de governabilidade e um pacto federativo mais justo e igualitário”, concluiu o gestor.

 

 

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS