Connect with us

POLÍTICA

Comissões da Alepi aprovam Proaja como política de erradicação do analfabetismo

Publicado

em

As comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Econômica aprovaram, em reunião conjunta nesta terça-feira (22/11), o Projeto de Lei Ordinária 51/22 do Poder Executivo que altera a Lei 7497/21 tornando o Proaja (Programa Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos do Piauí) como política pública permanente até a erradicação do analfabetismo no Piauí.

O deputado Francisco Limma (PT), que presidiu a reunião conjunta das comissões técnicas e apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei, disse que, atualmente, 183 mil alunos estão matriculados no Proaja em 203 municípios.

O deputado Warton Lacerda (PT) cobrou maior rigor no credenciamento das empresas responsáveis pela execução do programa, assinalando que pelo menos três que atuam no momento no Proaja não dispõem de condições de alfabetizar os alunos. Francisco Limma respondeu que o Projeto de Lei torna mais rigoroso o credenciamento das empresas.FOTO: ALEPIReunião conjunta das comissões técnicas da AlepiReunião conjunta das comissões técnicas da Alepi

RECONHECIMENTO – As Comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública aprovaram parecer favorável do deputado Henrique Pires (MDB), presidente da CCJ, ao Projeto de Lei Ordinária 48/22 do Poder Executivo que reconhece como patrimônio cultural do Estado as atividades tradicionais de coleta e quebra de coco babaçu.

O deputado Francisco Limma disse que o Projeto de Lei é de grande importância para cerca de 50 mil quebradeiras de coco piauienses, pois prevê, dentre outras coisas, a criação de um fundo financeiro destinado à preservação dos babaçuais existentes no Estado.

A CCJ aprovou Projetos de Lei dos deputados Francisco Costa (PT), Coronel Carlos Augusto (MDB) e Nerinho (PT) que reconhecem de utilidade pública, respectivamente, o Centro de Formação Sócio Agrícola, Cultural e Educacional Clóvis Moura, a Associação Nacional de Pessoas com Feridas Crônicas e Deficiência Nutricional e a Associação dos Amigos e Protetores de Animais de Picos.

Publicidade

As matérias aprovadas pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Administração Pública e Política Social serão agora apreciadas pelos deputados em sessão plenária.

Fonte: 180 graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS