Connect with us

POLÍTICA

Deputado requer a revisão imediata de todas as barragens do Piauí

Publicado

em

Pensando em formas de evitar tragédias como a da cidade histórica de Mariana, em Minas Gerais, o deputado Evaldo Gomes (PTC) teve requerimento aprovado na Assembleia Legislativa, solicitando a revisão imediata de todas as barragens do Estado. O documento pede que a Alepi encaminhe ao Instituto de desenvolvimento do Piauí, Idepi, a solicitção.

“Desde a semana passada estamos acompanhando a tragédia que devastou um rio, que era patrimônio histórico do país, o Rio Doce. Mais que isso, provocou mortes, desabrigou mais de 600 pessoas e promoveu danos ambientais irreversíveis, que serão sentidos por muitas décadas em Minas Gerais e em todo país. Precisamos ter a garantia que isso não aconteça também no Piauí”, disse Evaldo Gomes.Ele lembrou o rompimento da Barragem de Algodões, em Cocal da Estação, que matou e deixou desabrigada centenas de pessoas.

“Não podemos permitir que isso volte acontecer. Por isso essa revisão é tão necessária. A manutenção correta precisa ser feita e nós precisamos ficar muito atentos quanto a isso”, disse o deputado. Ele ainda ressaltou que um dos grandes erros das Mineradoras Samarco e Vale, responsáveis pelas barragens, foi a falta de cuidado e de monitoramento das barragens rompidas, inclusive de um plano de fuga no caso de um possível rompimento. “Até agora, todos os relatórios apontam que a tragédia era perfeitamente evitável se as mineradoras tivessem tido o cuidado e o respeito necessários com o país e com a população. Por isso, meu requerimento é no sentido de que sejam tomadas providencias imediatas para que possamos saber a situação das nossas barragens em todo Piauí. Temos barragens sob responsabilidade do Dnocs e Idepi e todas precisam ser vistas”, disse.

Evaldo ainda ressaltou a necessidade de monitoramento permanente. “Precisamos ter relatórios permanentes sobre a situação de nossas barragens. Apesar de não termos mineradoras, o volume de água pode causar sérios dan
os e por isso temos que ter total controle e segurança. Porque não basta uma ação imediatista devido a tragédia de Minas. Precisamos ter a garantia de que podemos ficar tranquilos em relação ao Piauí”, destacou.

 

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS