Connect with us

POLÍTICA

Deputados solicitam providências junto ao TCU sobre irregularidades do governo

Publicado

em

Durante a sessão plenária desta quinta-feira, o deputado Robert Rios (PDT) usou do tempo de dois minutos, para informar que ele, juntamente com o deputado Gustavo Neiva (PSB) e o deputado federal Rodrigo Martins (PSB-PI), estiveram no Tribunal de Contas da União, no Piauí, onde solicitaram providências em relação aos desvios que estão acontecendo no Governo do Estado do Piauí.

Robert Rios salientou que já foram constatados desvios de quatrocentos milhões de reais, do empréstimo com o Banco Mundial, e que eles, parlamentares, estão fazendo um levantamento total, dos desvios. “Já constatamos que só o mês de agosto, os desvios de R$ 152,7 milhões (cento e cinqüenta e dois, vírgula sete) e já confirmado também, o desvio do Plamta, de empréstimos consignados e até hoje, o deputado João de Deus , líder do Governo, aprova um requerimento, com meu voto, inclusive, pedindo a explicação do Tribunal de Contas do Estado no Piauí, sobre a declaração do deputado Robert Rios, o último requerimento passado, onde eu disse que Um bilhão de reais foi roubado pelo Governo do Estado, e continuo dizendo que foi desviado, roubado e pulverizou a finalidade, foi colocado na contra Previdenciária, que não era o lugar próprio”, ressaltou.

O deputado disse também que esse dinheiro foi colocado na Conta Única do Governo do Estado do Piauí, e que toda vez que um valor em dinheiro sai da sua finalidade para uma conta adversa, é roubo, desonestidade, traição ao povo do Piauí. “E se o deputado João de Deus pensa que me intimida com isso, ele me aguça, ele me acende. Segunda-feira estamos marcando uma audiência com o procurador da República  e com o presidente da Caixa Econômica Federal  do Piauí, porque os termos do contrato firmado entre o Governo e a Caixa, já se encontra denunciado e não é válido, porque o Governo traiu esses termos.Vamos ao Ministério Público e vamos à Polícia Federal. Seria bom que o deputado João de Deus nos acompanhasse , já que Lee gosta de explicação”.

O parlamentar solicitou à Mesa da Casa, cópias de todos os documentos, relatório e parecer do Tribunal de Contas do Estado, em relação  a conta do Governo,  de 2015 e de 2016, porque segundo ele, foi informado pelo Tribunal que nas contas desse anos citados, já se encontravam as provas dos desvios  de finalidades desses recursos.

“Eu peço também, que caso essas contas do governo tenham sido aprovadas, aqui nessa Casa, estou pedindo também cópias das imagens das sessões que aprovaram essas contas. Quero celeridade para com essas cópias, para que a equipe técnica que eu contratei, possa analisar, para que eu possa tomar providências contra esse nefasto do governo, que nessa Casa é liderado pelo deputado João de Deus”,

Publicidade

THEMÍSTOCLES FILHO (PMDB) – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Themístocles Filho, respondeu ao deputado Robert Rios, que as contas quando vêm do Tribunal de Contas para a Assembleia, são encaminhadas para a Comissão de Finanças. “Basta Vossa Excelência solicitar do presidente da Comissão de Finanças. As contas não ficam com o presidente da Assembleia. Só vêm para o presidente da Assembleia, deputado, depois que a Comissão analisa e submete ao plenário. Esse é o trâmite da matéria”, explicou o deputado Themístocles.

Robert Rios informou que o gabinete da Presidência já encaminhou  a solicitação ao presidente Severo Eulálio (PMDB), que preside a Comissão de Finanças. “Presidente, eu só quero do senhor, celeridade no processo, para que minha equipe, que contratei e vou pagar, possa analisar tudo o que disse o Tribunal de Contas do Piauí, e buscar outros elementos que possam existir nessa contas. Quero também ver o parecer dos presidentes da Comissão de Finanças, porque a Comissão também, pode até praticar crimes, se o parecer estiver em confronto e desacordo com as normas. O tribunal de Contas não julga conta de governo, quem julga as contas é a Assembleia”, finalizou.

Fonte: Alepi

Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS