Connect with us

POLÍTICA

Dilma repudia quebra de sigilo e irá à Justiça contra Moro

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff divulgou ontem (16) à noite nota em que explica o teor da conversa telefônica entre ela e o ex-presidente e agora ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, gravada pela Operação Lava Jato e divulgada após o juiz federal Sérgio Moro retirar o sigilo do processo. Dilma afirma que a conversa teve “teor republicano”, repudia “com veemência” a divulgação e diz que vai adotar medidas para reparar o que classificou como “flagrante violação” da lei e da Constituição Federal.

Veja a conversa na íntegra:

MORAES: MORAES!
MARIA ALICE: MORAES, boa tarde, é MARIA ALICE, aqui do gabinete da PRESIDENTA DILMA.
MORAES: Boa tarde..ô, senhora MARIA, pois não!
MARIA ALICE: Ela quer falar com o PRESIDENTE LULA.
MORAES: Eu tô levando o telefone pra ELE então. Só um minuto, vou ver e te passo, tá? Por favor.
MARIA ALICE: Muito obrigada.
MORAES: Tá bom, de nada.
(pequeno intervalo)
MORAES: Só um minuto, senhora MARIA ALICE.
MARIA ALICE: Tá “ok”
LULA: Alô!
MARIA ALICE: Alô, só um momento PRESIDENTE.

(intervalo – música de ramal)
DILMA: Alô.
LULA: Alô.
DILMA: LULA, deixa eu te falar uma coisa.
LULA: Fala querida. “Ahn”
DILMA: Seguinte, eu tô mandando o “BESSIAS” junto com o PAPEL pra gente ter ele, e só usa em caso
de necessidade, que é o TERMO DE POSSE, tá?!
LULA: “Uhum”. Tá bom, tá bom.
DILMA: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
LULA: Tá bom, eu tô aqui, eu fico aguardando.
DILMA: Tá?!
LULA: Tá bom.
DILMA: Tchau
LULA: Tchau, querida.

Ouça mais conversas entre Lula e Dilma:

Publicidade

Segundo a presidente, o termo de posse de Lula como novo ministro-chefe da Casa Civil foi encaminhado para que ele assinasse caso não pudesse comparecer à cerimônia, marcada para esta quinta-feira (17).

“A cerimônia de posse do novo ministro está marcada para amanhã às 10 horas, no Palácio do Planalto”, disse Dilma. “Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro”, escreveu Dilma no comunicado.

De acordo com a presidenta, junto com Lula vão tomar posse os novos ministros da Justiça, Eugênio Aragão e da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes. Além disso, o cargo da chefia de gabinete pessoal terá status de ministério e será ocupado por Jaques Wagner.

“Assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República. Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento”, completou Dilma na nota divulgada na noite desta quarta-feira em Brasília.

Publicidade

Termo de posse

A assessoria de imprensa da Presidência da República divulgou na madrugada desta quinta-feira (17) a cópia do termo de posse assinado na última tarde pelo ex-presidente, e agora ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva que foi objeto do telefonema entre ele e a presidente Dilma Rousseff.

O documento, que a assessoria alega ter sido divulgado ilegalmente na noite de quarta-feira (16), será assinado nesta manhã em solenidade pública de posse, “estando presente ou não o ex-presidente Lula”.

“Cabe esclarecer que no diálogo entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, a expressão ‘pra gente ter ele’ significa ‘o governo ter o termo de posse’, assinado pelo presidente Lula, para em caso de sua ausência já podermos utilizá-lo na cerimônia de amanhã [hoje]. Por isso, o verbo não é ‘usa’, mas sim o governo usar o referido termo de posse”, explica a assessoria, defendendo a presidência da suspeita de que a escolha de Lula para o ministério se deu para protegê-lo de um eventual pedido de prisão dentro do âmbito da Lava Jato.

A nota divulgada à imprensa afirma ainda que o diálogo da gravação foi realizado “com base nos princípios republicanos e dentro da estrita legalidade”.

Publicidade

Fonte: Terra

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS