Connect with us

POLÍTICA

Em discurso na Alepi, governador pede “maturidade política” e chora ao falar do pai

Publicado

em

Em discurso de abertura do Ano Legislativo, o governador Wellington Dias (PT) comparou sua mensagem de hoje (1º de fevereiro) a de 2003, seu primeiro mandato, pediu “maturidade política”, e chorou ao falar do pai que morreu em março de 2015.

“Sigo acreditando no Piauí. Não podemos criar ambiente de falta de diálogo. Só é possível avançar se tivermos confiança para os trabalhadores e empreendedores. Só é possível avançar se tivermos maturidade política, se a gente tiver capacidade de colocar os interesses individuais ou de cada partido atras dos interesses maiores da população. Isso é fundamental para esse século que está iniciando”, disse o governador. 

Wellington Dias deu início ao discurso relembrando as 13 vítimas que vieram a óbito pela Covid-19, conforme registrado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na segunda-feira (31). O governador trouxe o assunto à tona para reforçar a necessidade da vacinação contra o vírus. 

Na fala, ele também anunciou que os governadores tem dialogado com o ministro Marcelo Queiroga para viabilizar a quarta dose da imunização à população já nos meses de de março e abril. 

“Ontem perdemos 13 homens e mulheres no estado, ou seja, não podemos ficar nessa ideia que não mata. Ela mata. 90% das pessoas que adoecem e vão a óbito são pessoas que não são vacinadas. Muitas vezes porque tomou a primeira e não tomou a segunda ou não fez a segunda. Estamos apoiando o ministro Queiroga para que em abril ou março possamos ter a quarta dose”, frisou.

Publicidade

“Volto de cabeça erguida” 

Wellington Dias relembrou o início de suas gestões no Piauí e fez um paralelo entre a forma como encontrou o estado em 2003 e os índices que foram alcançados neste ano. Dentre estes, o petista destacou a elevação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que saiu de 0,4, comparado ao de Serra Leoa e que hoje está com 0,7, elevado desenvolvimento humano. 

“Tínhamos um projeto de 20 anos e encerro 2022 mostrando que é possível elevar o índice de desenvolvimento humano no estado”.

Última mensagem na Alepi

O governador destacou que será sua última mensagem lida na Alepi, devido o fim do seu quarto mandato e garante que cumpriu sua promessa. 

Publicidade

A previsão é que o governador deixa o mandato no dia 31 de março para ser candidato ao Senado federal, pela segunda vez. 

“2022 é diferente de todos os outros anos que vim aqui, pois volto aqui pela última vez, pois se encerra meu mandato. Volto aqui de cabeça erguida, porque podemos voltar aqui e podemos entregar um estado diferente, coerente com minha fala em janeiro de 2003”.

Emoção ao falar do pai

Dias encerrou o discurso falando do pai, Joaquim Antônio Neto, que morreu em março de 2015, vitima de pneumonia, aos 79 anos. O governador ficou com voz embargada e chorou ao lembrar do legado do pai. 

“Eu vim aqui com alguém que não está hoje, aqui, meu pai. Joaquim de Félix, homem que nunca teve ambições e riquezas materiais, mas ele nos deu uma riqueza que ninguém tira: o que é seu, é seu, o que é do outro, é do outro e nunca deixar e buscar solução para quem mais precisa”. 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS