Connect with us

Legislativo em Foco

Em meio a pandemia, Câmara de Patos do Piauí realiza sessão ordinária virtual

Publicado

em

A mesa diretora da Câmara Municipal  de Patos do recorreu ao uso das tecnologias e implantou o plenário virtual. A decisão, foi tomada devido a pandemia mundial causada pelo novo coronavírus,  a qual, as  recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde são para que a população fique em casa e adote o distanciamento social como medida de prevenção.

A  primeira sessão ordinária virtual aconteceu no último sábado,  13,  e foi presidida pelo vereador José Hélio dos Santos, que conduziu os trabalhos do Palácio Luiz Deolindo de Souza, sede do Legislativo Municipal. Os demais vereadores participaram de suas casas via internet.

Sem matérias, a sessão foi marcada pelos pronunciamentos. A vereadora,  Zuleide Costa, foi a primeira a se pronunciar, que após cumprimentar a todos, agradeceu por mais uma sessão,  mesmo que de forma remota.  Ela repercutiu sobre os primeiros  casos de covid-19 no município. “Peço a população para que não espalhassem pânico, mas que espalhem fé. E  não olhem com indiferença para quem testou positivo,  pois ninguém está imune a essa doença”, disse.

Ela também, informou que a construção da quadra poliesportiva  e da UBS da localidade Bom Jardim, está em fase de conclusão, bem como,  irá iniciar a construção dos restantes do banheiros. “Antes da gestão do prefeito Dr. Agenilson,  não tinha muita coisa nessa localidade, mas através dele já conseguimos bastante”, completou a vereadora, que encerrou agradecendo aos colegas pela presença na sessão virtual.

O vereador, Luiz Evaristo, após cumprimentar a todos, mencionou sobre a pandemia, e comentou sobre os Decretos Municipais, e disse que não vê uma atitude que possa melhorar, como a execução de barreira sanitária. “Não sei quais as atitudes que o Poder Municipal está realizando sobre a pandemia em relação a prevenção”, frisou.

Publicidade

Ele ainda comentou que os funcionários da saúde,  reclamam em usar máscaras descartáveis. Também repercutiu sobre a  merenda escolar que foi distribuída.  “Sobre a merenda uns receberam e outros não. E  foi distribuído merenda vencida, o que é  uma vergonha para a senhora secretária e demais pessoas da equipe que acompanham a distribuição”, disse o vereador, que finalizou agradecendo pela recuperação de algumas estradas e pediu que sejam concluídas todas as estradas, pois tem muitas que estão necessitando dessa recuperação.

O vereador Antônio Rufino, após cumprimentar a todos, pediu a Deus que tire o vírus que está no mundo inteiro, e  encerrou falando  sobre as obras que o prefeito está concluindo.

O vereador Marlon Costa,  agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho, mesmo que de forma remota, e em seguida, lamentou a morte de mais de 40 mil pessoas por conta do vírus, deixando sentimento de  pesar aos familiares.

Ele repercutiu sobre os relatos do vereador Luiz Evaristo, e frisou  que só  resta  cobrar, pois  está entrando recursos e não está sendo feito nada.  “Espero que o Poder Executivo tenha mais transparência. Sobre os  primeiros casos, nosso desejo é que fique somente nesses,  e não volte aparecer mais casos, pois a cidade é pequena e não tem hospital, depende do regional de Picos” disse ele, que concluiu parabenizando a vereadora Zuleide e o prefeito pelas obras do Bom Jardim, e mencionou  sobre o roço das estradas.

Francisco Oseias, agradeceu a Deus por mais um dia de vida e saúde, e em seguida,  parabenizou o prefeito por algumas obras de grande importância que  foram executadas. Ele lamentou sobre os 4 casos de covid-19 no município e cobrou barreiras sanitárias em Patos.

Publicidade

Por fim,  parabenizou o presidente e a secretária da Casa Legislativa pela primeira sessão online que foi um sucesso, bem como  aos colegas pela participação.

Wilson Vieira, também, agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho.  Logo após, repercutiu sobre  a questão dos Decretos, onde segundo ele, está faltando divulgação para a população ter conhecimento do que está sendo decretado, frisando que o município ainda deve fazer muito em relação ao combate a covid-19. ” é necessário  implantar medidas mais enérgicas, como locais para lavar as mãos na praça, no mercado, na lotérica, disponibilizado pelo município, como meio de prevenção”, destacou.

O parlamentar, também, falou sobre as barreiras sanitárias, destacando que só é a favor das mesmas, se for efetiva pois neste período de pandemia já andou em cidades vizinhas e nunca foi barrado. “O pessoal da saúde tem que  ficar monitorando a chegada das pessoas de fora “, ressaltou.

Ele ainda repercutiu  sobre a limpeza das ruas. “Quando terminou a limpeza de umas ruas, outras já estavam necessitando novamente, então deve ser tomada as providências em relação a estética do município”, disse o vereador, que concluiu agradecendo os colegas pelo êxito na sessão.

O vereador,  Adalberto Lopes, após cumprimentar a todos, repercutiu  sobre a pandemia que assola o mundo, e fez menção a fala do vereador Wilson, concordando sobre as barreiras, afirmando que também já foi a cidades vizinhas e nunca foi parado. “O pessoal da saúde deve ficar atento  as pessoas que chegam de outro estado e com os camelôs que passam de porta em porta”, completou.

Publicidade

Por fim, parabenizou o prefeito pela preocupação que o mesmo está tendo com relação a pandemia e pelo trabalho
que está sendo realizando, como por exemplo,  as estradas, mesmo diante da situação vivenciada.

Clique aqui e assista a sessão!

A vereadora, Luzitânia dos Reis Dias, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar cumprindo com os trabalhos mesmo,  que de forma remota. Ela repercutiu sobre a pandemia e sobre os serviços  na UBS, onde segundo ela, não estão sendo realizados de forma adequada,  e pediu ao Poder Público, a Secretaria de Saúde,  para que se caso apareça mais algum caso sintomático,  que as providências sejam tomadas de imediato.

A parlamentar comentou a respeito das máscaras, afirmando que veio recurso e que a gestão devia distribuir as mesmas, que é u item importante  de proteção. “Deve ser trabalhado a prevenção,  principalmente,  na questão dos ônibus quando chegam, pois precisa ser monitorado pela vigilância sanitária juntamente com a Polícia Militar”, completou.

Em outro momento, a vereadora criticou a distribuição da merenda escolar, em relação a ser entregue apenas para beneficiários do bolsa família, pois todos merecem porque estão todos matriculados, afirmando  que entrou com uma ação com advogado e juiz para que seja distribuída para os demais.  Por fim, repercutiu sobre o  lixo e a capina na Bairro Areia branca e pediu ao Poder Público que tome providências o mais rápido possível.

Publicidade

O presidente  da mesa diretora, José Hélio dos Santos, após cumprimentar a todos, disse ter ouvido com atenção cada reivindicações e cobranças dos vereadores, bem como agradeceu a participação de todos.

Ele informou que a sessão online, segue as orientações do Ministério Público e que quando for possível, a sessão será realizada, normalmente, de forma presencial. Também, repercutiu  sobre a pandemia e o número de óbitos  ocorridos pela  covid-19 e mencionou sobre os casos no município. Por fim,  parabenizou a vereadora Zuleide, por estar recebendo uma quadra na sua comunidade, a localidade Bom Jardim.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS