Connect with us

Patos do Piauí

Em Patos, vereadores de oposição lamentam mortes e fazem cobranças ao Governo Municipal

Publicado

em

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizada na manhã do último sábado (6), os vereadores que integram a bancada de oposição votaram projetos, lamentaram as mortes, prestaram solidariedade aos familiares enlutados e apresentaram cobranças direcionadas ao Governo Municipal.

A vereadora Zuleide Costa foi a primeira da bancada de oposição a ocupar a tribuna da Casa. Em sua fala, ela lamentou as mortes que deixaram o final de semana triste.

“Leonardo Paiva Carvalho pessoa muito conhecida em nosso município, um rapaz jovem, que infelizmente morreu em decorrência da Covid. O Josias, que faleceu na sexta, e da cantora Marília Mendonça, uma morte que repercutiu muito em todo o Brasil, nas redes sociais. São mortes que fazem agente refletir mais sobre o hoje e sobre o amanhã, que pode não existir. Ambos tinham toda uma uma vida, e futuros foram interrompidos. Meus sinceros sentimentos a familiares e amigos”, disse.

Vereadora Zuleide Costa

A vereadora fez indagações à liderança da base aliada ao Governo Municipal.  A primeira, sobre a retirada das traves da quadra poliesportiva da praça da igreja. Zuleide disse que foi procurada por várias pessoas. “Gostaria de saber o motivo, qual a justificativa de terem retirado essas traves de lá.”, disse.

Ela comentou sobre a aglomeração nos postos de saúde por conta da vacinação contra a Covid. Ela relatou que acompanhou seu irmão até a unidade de saúde da sede, para vacinar, e viu pessoalmente a aglomeração de pessoas aguardando para receberem a vacina.

“Tava uma aglomeração enorme. Muita gente. Não entendi porque marcaram tanta gente para um dia só. Ontem minha avó foi tomar a vacina no povoado Cajueiro, e não foi diferente. Uma senhora com mais de 70 anos teve que enfrentar longa fila, esperando um tempo absurdo. Teve gente que veio tomar a vacina sete horas da noite. Outras pessoas relataram o mesmo problema”, disse, sugerindo uma melhor distribuição no agendamento da vacinação, ou reforço no número de profissionais, com o objetivo de acelerar a vacinação e diminui as filas. “É muito sofrimento para quem vai ao posto de saúde”, disse.

Publicidade

A parlamentar questionou, também, sobre a entrega da merenda escolar. “Já estamos em novembro e só foi entregue os kits de merenda uma vez. E eu gostaria de saber se ainda vai ser entregue até dezembro, qual o planejamento, como vai ser feita para aqueles que não estudando presencial”, finalizou.

Vereador Chico Oseias

O vereador Francisco Oseias iniciou sua fala comentando as chuvas registradas no município, algo que alegra o homem do campo, mas que também traz problemas em relação a situação das estradas. Ele relatou que durante a semana visitou algumas localidades e constatou a má condição das estradas vicinais na zona rural do município.

O parlamentar citou trechos como a Pintada, onde, segundo ele, parte das estradas não foram recuperadas, além de Lagoinha e Barra. “Na Palma não foi passado nenhum centímetro. Tem local que está intransitável. Não tem como passar. Muita areia. Alguns locais alguns irmãos meus fizeram a manutenção por conta própria. Outros, fui eu quem fiz. Senão, não tinha como passar nem a pé”, disse.

Chico Oseias disse que aguardou a Prefeitura realizar o serviço, o que não aconteceu. “Chegamos no período chuvoso de novo. Se a situação está complicada. Agora, com a volta das chuvas, vai complicar mais ainda. O Cajueiro tem ruas intransitáveis. Rua que o cidadão que possui um carro de passeio não tem como colocar na garagem. Até mesmo de moto tá difícil para andar”, disse, citando também duas ladeiras no Saco da Serra.

O vereador disse que presenciou o serviço de recuperação do calçamento no povoado Cajueiro, e questionou se o serviço vai ser estendido a todas as ruas.

Em seu pronunciamento, ele também prestou condolências aos familiares de Josias, o Dudu de Gué, e o jovem Leonardo.

Publicidade
Vereador Tonhão

Vereador Antônio Rufino, o Tonhão, em seu breve discurso na tribuna, lamentou o falecimento do jovem farmacêutico Leonardo Paiva. “Uma pessoa jovem, que estava no começo da vida e tinha muito pela frente. Todos são conhecedores que ele foi uma pessoa boa, que ajudou pais” disse, lamentando, também, as mortes de Josias, o Dudu, e da cantora Marília Mendonça.

Tonhão, como é conhecido, comentou sobre o conserto do poço da comunidade Poço do Boi, classificando como algo importante, e agradeceu pelas recentes chuvas registradas no município.

Vereador Helinho

Vereador José Hélio, o Helinho, também lamentou pelas perdas ocorridas no município de Patos, Leonardo e Josias, bem como da cantora Marília Mendonça e os demais ocupantes do avião. Ao falar de Leonardo, o vereador o definiu como um jovem promissor, que ajudava seus pais e que tinha toda uma vida pela frente. “Meus sentimentos a todos os familiares dessas pessoas. Um dia muito triste diante dessas notícias. Peço a Deus que conforte essas famílias”, disse.

O líder da oposição da Câmara afirmou que tem sido procurado pelas pessoas sobre a falta de carros na Saúde. Ele citou o caso de sua tia, uma senhora de idade e com dificuldade de locomoção, que teve que ir a Teresina de ônibus. “Eu peço aqui ao colega Wilson que converse com o gestor sobre essa questão”, disse.

Helinho também comentou sobre a situação da retirada das traves da quadra, apontando a necessidade de alambrados no seu entorno; sobre a merenda escolar, questionando ao líder da situação quando vai ser realizada nova distribuição; e reforçou a necessidade de serem recuperadas as estradas citadas anteriormente pelo vereador Chico Oseias.

Ao finalizar, o parlamentar definiu como crueldade o caso de uma família que trabalhava em um quiosque público e foi retirado pela Prefeitura Municipal. “Vejo como perseguição política à família de Ione, que estava trabalhando, ganhando seu sustento. Vou fazer uma leve comparação dos oito anos da gestão do prefeito Agenilson, quando nenhuma das pessoas que estavam nos quiosques, que eram adversários, não foram perseguidos”, disse.


Ouça os pronunciamentos na íntegra:

Publicidade

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS